quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Aeroporto: limite para construções



Determinação exige que edificações estejam em um raio de 5 km da pista<br /><b>Crédito: </b> arthur pulls
Determinação exige que edificações estejam em um raio de 5 km da pista
Crédito: arthur pulls
O limite estipulado para construções que estejam em um raio de 5 quilômetros do Aeroporto Salgado Filho, na Capital, tem gerado preocupação em função do impacto no crescimento da cidade. Em alguns casos, o terreno por si só já está cerca de 30 metros acima da altura recomendada, como na Carlos Gomes. Segundo a determinação do V Comando Aéreo Regional (V Comar), que entrou em vigor em dezembro e vale para todo o país, as construções em um raio de 5 quilômetros teriam a altura limitada a 48 metros, correspondente a prédio de 18 pavimentos, a partir do nível do mar ou da pista. Antes, poderiam medir 76 m.

Segundo Jorge de Jesus, da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, terrenos localizados nos bairros Auxiliadora, Petrópolis, Higienópolis e Mont' Serrat têm alturas muito superiores. Ele cita um dos pontos da Carlos Gomes, que está a 76 m de altura. O arquiteto ressaltou que a determinação está comprometendo investimentos.

O presidente do Crea/RS, Luiz Alcides Capoani, defendeu o bom senso. Segundo ele, a medida coloca em dúvida construções e projetos. "Se a determinação vale, deve ser aplicada para as edificações que existem. Então teriam de ser destruídos viadutos e muitos prédios." Capoani pregou que sejam levadas em conta características locais. Para tentar alterar a situação, a Secretaria do Planejamento Municipal e o V Comar avaliam opções.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.