No mercado imobiliário, produtos temáticos fazem a diferença
No dia 19 de julho, o Sinduscon-RS realizou o segundo módulo do Seminário Tendências no mercado Imobiliário, edição 2011. O evento buscou apresentar uma forma diferente de pensar o produto imobiliário. “A nova concepção parte de empreendimentos temáticos, com foco em públicos específicos”, afirmou o vice-presidente e coordenador da Comissão da Indústria Imobiliária do Sinduscon-RS, Mauro Touguinha.
Na primeira palestra, o empresário José Paim de Andrade Júnior fez um breve histórico sobre a evolução do design no mercado imobiliário, que sempre deve estar em sintonia com as transformações do seu público. Lembrou a concepção do Plano 100, que buscava atender uma geração caracterizada pelo êxodo do campo para a cidade; os empreendimentos que lembravam o desejo de transparecer a ascensão social e, por fim, o atual, envolvendo a concepção de um produto que permita ao cidadão modular a sua moradia conforme seu perfil. Este é o MaxHaus. Em prédios são concebidos quatro apartamentos de 70 metros quadrados por andar, que, por opção do comprador, podem ter áreas maiores com a junção de unidades, tanto na horizontal ou na vertical. O apartamento tem apenas banheiro e cozinha e amplo espaço livre, que são montados, através da opção de cinco Kits, que diferem em número e posições de quartos e outros cômodos. Os custos direcionados a montagem de um apartamento tradicional são direcionados a utilização de tecnologia de automação e da disponibilização de serviços de apoio aos condôminos. O público do MaxHaus são jovens solteiros e casais recentes sem filhos, de até 40 anos, recém-divorciados ou pessoas que saíram de casa há pouco tempo e desejam viver dentro de um novo conceito de moradia.
O momento atual do mercado imobiliário brasileiro, que em função da flexibilização do crédito imobiliário entre outros fatores, permitiu que o setor atuasse com mais força no segmento econômico, incluiu na programação do evento o case Passe O – Condomínio Club. O empreendimento é da Sabiá Residencial, uma incorporadora fundada 2007, com foco exclusivo em projetos residenciais populares e econômicos. Com mais de 10.000 unidades em desenvolvimento com valor de mercado próximo a R$ 2 bilhões, o presidente Luis Vairo explica a tese de investimentos da empresa, sustentada por cinco pilares: o bônus demográfico; a mobilidade social, ambiente regulatório favorável, disponibilidade de crédito e suporte governamental. No caso do Passe O, que da compra do terreno a concepção do produto enfrentou a crise internacional, as oportunidades foram maiores, pois seu lançamento ocorreu em maio de 2009, enquadrando-se, e por consequência, beneficiando-se das regras do Programa Minha Casa Minha Vida. O sucesso de venda não foi casual, até por que, segundo Vairo, o processo de desenvolvimento imobiliário é cada vez mais arriscado, sobretudo, com o nível de sofisticação que os empreendimentos têm recebido. Mas A Sabiá Residencial resguarda-se com pesquisas quantitativas e qualitativas, que contemplam o perfil da região; do terreno; do público potencial; da concorrência e, obviamente, uma avaliação do cenário econômico. Mas neste sentido, faz dois alertas: “É fundamental saber extrair os inputs certos destes estudos para abastecer o processo de modelagem financeira. As pesquisas retratam o passado e tendências, porém, a função de antecipar movimentos sempre será responsabilidade do incorporador”. Este parecer ser o diferencial.
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