terça-feira, 16 de outubro de 2012

Corretores buscam ampliar oferta de imóveis na internet



Porto Alegre segue a expansão contínua do mercado imobiliário no País. De acordo com 15º Censo do Sinduscon-RS, atualmente, a Capital possui 333 empreendimentos que somam 8.423 novas unidades e representam aumento de 28,15% na comparação com 2011. Em um cenário formado pela combinação de fatores como renda em ascensão, inflação controlada, estabilidade nos níveis de emprego, baixa dos juros e facilidade de crédito, a participação das buscas por oportunidades de compra em portais online também apresentam crescimento acelerado e configuram um novo desafio aos corretores.

Com o acesso à internet em domicílio atingindo 58% da população gaúcha – um dos indicadores mais altos do País – o Rio Grande do Sul lidera a utilização das novas plataformas nos negócios imobiliários. Por isso, 57% das principais empresas com atuação no Estado já possuem página no Facebook, algumas com índices superiores a mil fãs, o que comprova o processo de migração da disputa por novos clientes aos ambientes virtuais.

De olho no novo panorama, o portal de classificados Viva Real promove hoje, a partir das 8h, no Business Center, em Porto Alegre, o seminário Marketing Imobiliário na internet. O evento, que já passou por dez estados e capacitou cerca de 2,5 mil corretores e diretores no País, também marca o início da expansão da imobiliária para a região Sul, com a abertura de escritórios em Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre em 2012.

Um dos palestrantes, cofundador e CEO da Viva Real, Brian Requarth, explica que o número de pessoas que procuram imóveis online cresceu 3,5% neste ano. Apenas no Rio Grande do Sul, são 40 mil cadastrados, 35 mil na Capital. Segundo o comportamento dos consumidores, os cinco bairros mais procurados são Lomba do Pinheiro, Passo da Areia, Cidade Baixa, Partenon e Centro Histórico, com 97% das buscas voltadas aos residenciais.

Além disso, a utilização dos dispositivos móveis no período triplicou, com 56% das buscas originadas via iPad. “Atualmente, a internet é o principal ponto de partida para a busca de um imóvel. Em seguida, vem o estágio das informações financeiras, mas a compra efetiva ainda não é selada on-line, pois se trata de uma negociação complexa”, destaca.

Com unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza, a Viva Real aposta nas plataformas online para sustentar a atuação na região Sul. “Observamos que as pessoas interessadas em comprar ou alugar um imóvel utilizam a internet como uma ferramenta de apoio para o processo de decisão. No Brasil, isto já é uma realidade palpável e cada vez mais crescente. Nossa principal aposta é a capacitação sobre as vantagens do uso da internet neste mercado”, complementa Requarth. 

Neste contexto, a gerente de Marketing Corporativo da empresa, Mariana Ferronato, revela ainda que os gaúchos já ocupam a segunda colocação, entre os 6,5 mil cadastrados no portal Guru do Corretor, uma ferramenta criada pelo grupo há quatro meses para reunir dicas de ação aos profissionais da área na web. “Isso demonstra o interesse e a preocupação com esta nova realidade”, afirma, ao lembrar que o site se aproxima da marca de 30 mil visitantes.
 
 
Fonte:  http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=106132

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.