O primeiro veículo que irá operar na linha Trensurb-Infraero foi finalizado na fábrica da T’Trans Sistemas de Transportes, em Três Rios (RJ). O A-100 tem capacidade para 150 passageiros e, juntamente com o A-200 (300 passageiros), fará o trajeto de 998 metros da estação Aeroporto do Trensurb ao terminal 1 do Salgado Filho em 90 segundos. Uma equipe de fiscalização da Aeromóvel Brasil, empresa responsável pelo pacote tecnológico do projeto, foi até a fabricante para avaliar os testes de homologação e inspecionar o veículo. A fabricação foi concluída no dia 15 de outubro e a finalização do A-200 está em estágio de montagem. Os veículos irão operar alternadamente conforme a demanda de cada período.
Enquanto isso, em Porto Alegre, segue a construção dos dois terminais do aeromóvel, um junto à estação da Trensurb, com cerca de 170 metros quadrados, e outro junto ao edifício-garagem do aeroporto, com 430 metros quadrados. Nesta semana, ocorrem a colocação das lajes da plataforma do terminal junto à estação Aeroporto e a concretagem das vigas do terminal junto ao Salgado Filho. A execução das obras pela Rumo Engenharia tem índice de conclusão de 15%.
A via elevada foi concluída em setembro pela construtora Premold e encontra-se em andamento a colocação dos trilhos sobre as vigas. O pacote tecnológico tem 81% de conclusão e a fabricação dos veículos, 93%. A execução do escopo total do projeto alcança 86%.
A primeira linha da tecnologia aeromóvel é totalmente desenvolvida no Brasil. Os veículos suspensos, movidos a ar, permitirão integração e acesso rápido e direto dos usuários ao terminal aeroportuário. Inicialmente, a expectativa era de que o empreendimento fosse finalizado ainda neste ano. Atualmente, o projeto está orçado em R$ 33,8 milhões e tem previsão de conclusão até o fim do primeiro semestre de 2013.
Desenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo, o aeromóvel é um meio de transporte automatizado, em via elevada, que utiliza veículos leves, não motorizados, com estruturas de sustentação. Sua propulsão é pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco), fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.
Enquanto isso, em Porto Alegre, segue a construção dos dois terminais do aeromóvel, um junto à estação da Trensurb, com cerca de 170 metros quadrados, e outro junto ao edifício-garagem do aeroporto, com 430 metros quadrados. Nesta semana, ocorrem a colocação das lajes da plataforma do terminal junto à estação Aeroporto e a concretagem das vigas do terminal junto ao Salgado Filho. A execução das obras pela Rumo Engenharia tem índice de conclusão de 15%.
A via elevada foi concluída em setembro pela construtora Premold e encontra-se em andamento a colocação dos trilhos sobre as vigas. O pacote tecnológico tem 81% de conclusão e a fabricação dos veículos, 93%. A execução do escopo total do projeto alcança 86%.
A primeira linha da tecnologia aeromóvel é totalmente desenvolvida no Brasil. Os veículos suspensos, movidos a ar, permitirão integração e acesso rápido e direto dos usuários ao terminal aeroportuário. Inicialmente, a expectativa era de que o empreendimento fosse finalizado ainda neste ano. Atualmente, o projeto está orçado em R$ 33,8 milhões e tem previsão de conclusão até o fim do primeiro semestre de 2013.
Desenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo, o aeromóvel é um meio de transporte automatizado, em via elevada, que utiliza veículos leves, não motorizados, com estruturas de sustentação. Sua propulsão é pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco), fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.
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