quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Luxo e tecnologia em Las Vegas



THE CHANDELIER: bar divide-se em três níveis cobertos por cortina feita de cristais transparentes
Crédito: THE COSMOPOLITAN / DIVULGAÇÃO / CP
Para quem aprecia obras de arquitetura e gosta de acompanhar o que existe de mais moderno nessa seara, Las Vegas, no deserto de Nevada, Estados Unidos, é o "lugar da hora". A cada dois anos um novo hotel é inaugurado, e geralmente seu projeto arquitetônico abusa da tecnologia e também do luxo. Nada é simples por lá. Tudo é exuberante.

Um dos mais novos empreendimentos hoteleiros da cidade é o The Cosmopolitan, com 3 mil quartos, inaugurado no final de 2010, na Las Vegas Boulevard, a avenida principal conhecida por Strip. Foram investidos 4 bilhões de dólares na sua construção. Por fora, o prédio é esplendoroso, todo coberto de vidros pretos e detalhes em discreto neon azul. As sacadas são de vidro transparente com "bolinhas brancas".

Entretanto, o que realmente impressiona os visitantes e hóspedes é o lobby do hotel, com o que existe de mais moderno em tecnologia visual: há oito colunas enormes, revestidas por placas de TV de LCD. Difícil explicar, mas filmes exclusivos são projetados nessas telas de televisão, simultaneamente em todas as pilastras, com uma música em estilo lounge, contagiante. Várias séries de imagens exclusivas e assinadas por renomados artistas são exibidas nas colunas e, ao mesmo tempo, dentro dos elevadores, estes em aço escovado com telas espelhadas.

Para Carlos Fleck, da Makrovision Dream Projects, empresa de multimídia de Porto Alegre, certamente o sistema que foi instalado no lobby do hotel norte-americano utiliza uma nova tecnologia que se chama Ad Notam, ainda muito cara e pouco conhecida no Brasil. Segundo ele, as telas - em LCD, em vários tipos de vidro, ou, ainda, em espelho - são colocadas em um lugar à vista, mas o equipamento gerador de som (assim como os auto-falantes) e imagem ficam acoplados separados, geralmente em uma caixa, junto a uma fonte de energia, a uma distância que pode chegar até quatro metros. "O sistema Ad Notam gera imagens de alta resolução em painéis escuros ou espelhados. É algo muito especial", tenta resumir o especialista.

Outras curiosidades da decoração interna do The Cosmopolitan são bem contrastantes. Ainda no lobby, o bar The Chandelier, que divide-se em três níveis, todos cobertos por uma espécie de cortina feita de cristais transparentes. Já no 14 andar, a lanchonete junto à piscina utilizou painéis com fotos antigas em preto e branco que, junto com o mobiliário em MDF amarelo, combina a história antiga e a modernidade. No mesmo andar da piscina, fica o SPA. Interessante o corredor principal, revestido por peças cerâmicas terrosas com detalhes em alto-relevo. Um efeito muito bonito, ainda mais com uma fonte de água e um minijardim de inverno ao final do corredor.

Outra construção surpreendente é o The Forum Shops at Caesars, junto ao hotel-cassino Caesars Palace, localizado também na Strip. O edifício é muito luxuoso, uma espécie de "mini-Roma", com réplicas dos principais monumentos da capital italiana, e existe há 20 anos. Na entrada do prédio, os três andares são interligados por escadas rolantes circulares. Dizem que são as únicas no mundo. Extravagâncias de Las Vegas, onde até as escadas para pedestres nas vias públicas são rolantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.