quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Móveis que têm projeto e montagem personalizados



LEVE E MONTE: loja desenha mobiliário de acordo com ideias e medidas trazidas pelos clientes. Profissionais atendem uma média de 125 projetos por mês
Crédito: PAULO NUNES
Diminuir o estresse, colocar em prática antigos projetos e personalizar os ambientes da casa. Estas são algumas das vantagens de optar pelo sistema "faça você mesmo". Além disso, está cada vez mais fácil encontrar matérias-primas, máquinas, acessórios, aramados, adesivos para tirar os projetos do papel e envolver-se diretamente na produção. Em Porto Alegre, há dez anos a empresa Lev & Monte coloca à disposição dos clientes produtos que completam toda a cadeia de produção de móveis e também oferece projetistas que auxiliam as pessoas a transformarem o seu sonho em realidade.

Quem nunca projetou sua cozinha, seu quarto, um armário de banheiro ou prateleiras para o quarto das crianças? Executar esses projetos é o trabalho dos profissionais da loja. Ao chegar no local, o cliente precisa ter as medidas da peça onde pretende colocar o móvel. Dependendo do projeto, a própria pessoa poderá montá-lo. Em caso de dormitórios e cozinhas, basta contratar um marceneiro. Entretanto, para aqueles que fazem da marcenaria um hobby, montar seu próprio projeto é uma forma de distração. "Médicos, engenheiros, donas de casa fazem do trabalho de montagem uma forma de diminuir o estresse", conta o gerente comercial Marcos Bianchin.

Segundo ele, o público-alvo também é formado pela indústria moveleira, construção civil e profissionais ligados à marcenaria. A loja conta com duas projetistas, que atendem mensalmente uma média de 125 projetos. De posse das metragens, as profissionais dão forma e tamanho às ideias dos clientes. Começa com uma planta baixa, desenvolvem o projeto sob medida, depois fazem a listagem de peças e enviam para um otimizador. "Esse profissional vai nos fornecer a quantidade de chapas, cortes e fitas de bordo necessárias para a montagem do móvel", conta a projetista Thaíse Rezende. O próximo passo é listar as ferragens e apresentar o orçamento ao cliente. "Depois de aprovado, vai para a linha de produção e é entregue ao cliente, que, se tem conhecimento de marcenaria, faz a montagem. Do contrário, contrata um marceneiro", diz ela.

A empresa utiliza basicamente MDF. Graças a sua resistência e estabilidade é possível obter-se bons acabamentos em móveis, molduras, rodapés, colunas, divisórias e forros. O material destaca-se pela possibilidade de ser pintado ou laqueado, pode ser cortado, lixado, entalhado, perfurado, colado, pregado, parafusado, encaixado ou emoldurado. Os painéis proporcionam excelente acabamento tanto com equipamentos industriais quanto com ferramentas convencionais.

"Trabalhamos com placas de 1,84 metro de altura com 2,75 metros de comprimento e 6,15, 18 e 25 milímetros de espessura, além de 150 padrões de cores", conta o gerente da Lev & Monte. "Oferecemos uma linha de prateleiras com cubos e suportes de fácil montagem, muito prático", especifica Bianchin. De acordo com ele, projetos maiores levam uma semana para serem entregues.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.