Tradicional ponto de encontro da cidade foi totalmente remodelado |
|
As obras de restauração da parte interna da Praça da Alfândega, no Centro Histórico da Capital, deverão ser entregues em 20 dias. Este foi o prazo estabelecido pela coordenadora do Projeto Monumenta Porto Alegre, Briane Bicca, que garante a liberação de parte da área para a realização da tradicional Feira do Livro, que começa no dia 28 de outubro, e segue até 15 de novembro.
Segundo Briane, já foram finalizadas as zonas de passeio, as grades dos jardins e canteiros e a iluminação, restando só completar o ajardinamento dos canteiros, que deverá ser realizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam). Como a primeira licitação ficou desabilitada, foi feito um contrato emergencial para o plantio de flores e arbustos. "O miolo da praça está praticamente pronto. Já terminamos a pavimentação da parte interna, na avenida Sepúlveda, onde fica a área internacional da Feira, e o assentamento das pedras portuguesas, nos canteiros centrais", disse Briane. Segundo ela, o local ainda não estará com a fisionomia pronta, mas será possível perceber as alterações.
A Smam informou que só após finalizada a recuperação e pintura das grades nos canteiros poderá iniciar o ajardinamento. Conforme a Secretaria, os trabalhos serão realizados em parte da praça, incluindo os canteiros que ficam em frente ao Margs. Nos locais serão inseridos 17 espécies de plantas ornamentais, tendo como referência o paisagismo original do início do século passado. O gerente do programa estratégico Cidade Integrada e coordenador do Programa Viva o Centro, Glênio Bohrer, explicou que as áreas externas da Praça, que inclui a liberação de tráfego de veículos em vias, como Capitão Montana, Cassiano do Nascimento e Calçadão da Rua da Praia, começará após o término da Feira do Livro. A Praça terá ainda novos banheiros, pequenas lojas, cafeteria, sorveteria e duas novas bancas de revistas. As obras devem terminar no início do segundo semestre de 2012. O valor orçado é de R$ 3 milhões - 30% de contrapartida da prefeitura e 70% do governo federal.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.