sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Palha de trigo, inspiração e arte em móveis

Decoração

 

MARCHETARIA: Cavallari recorta figuras em lâminas de madeira e as aplica em peças também de madeira
Crédito: MAURO SCHAEFER

A arte feita a partir da palha de trigo é algo bem brasileiro, mas foi o artesão francês Jacky Cavallari que encontrou uma utilidade original para o material: revestimento de móveis. Em especial, um expositor, com o nome de Dali, em homenagem ao pintor catalão Salvador Dalí. O objeto tem uma estrutura em MDF, mas todo coberto por uma textura feita de palha de trigo, com acabamento envernizado. O artista tem um outro expositor que compõe o mesmo tema, mas este foi revestido com uma lâmina de zebrano, madeira muito bonita importada da África, também com finalização em verniz natural.

Cavallari se formou em marchetaria e marcenaria em Paris há 15 anos, mas, ao conhecer uma gaúcha, veio há quatro anos viver em Porto Alegre, onde continua trabalhando com artesanato em madeira, principalmente criando quadros e móveis diferentes. Atualmente, suas obras estão expostas no Espaço C, butique-galeria no bairro Petrópolis. Seu ateliê, o Le Faubourg, fica na avenida Ricardo Leônidas Ribas, 35.

Geralmente, o trabalho de Cavallari consiste em recortar figuras em finíssimas lâminas de madeira, o que se chama marcheteria, e aplicá-las em peças também de madeira. Ele criou com essa técnica quadros, dentro da coleção rio-grandense, com imagens de cavalos crioulos. São realizadas a partir do uso de duas madeiras diferentes. O resultado é um par claro-escuro, negativo-positivo. A técnica usada é o corte-sobreposto ou boulle. André-Charles Boulle era o famoso ebanista (marceneiro) oficial do rei Louis XIV e foi quem popularizou este método que consiste na sobreposição de uma lâmina clara e escura, no corte das duas ao mesmo tempo e, depois, na incrustação das peças claras no fundo escuro e contrariamente. As lâminas usadas são de cedro gaúcho, com aspecto que parece um tecido veludo, e o louro do Acre com tons amarelados, cinza e verde.

O marcheteiro francês também confecciona mesas com flores marchetadas e caixas decorativas para guardar pequenos objetos. Algumas delas reproduzem as flores-símbolo do Rio Grande do Sul: brinco-de-princesa e jacarandá, e outras foram forradas com a palha de trigo. Na parede da butique, destaca-se a coleção de pequenos quadros com flores, que são reproduções de detalhes de marchetarias que eram aplicadas sobre móveis dos séculos XVII e XVIII. As peças originais foram feitas pelos filhos de Boulle e alguns desses móveis estão expostos em renomados museus europeus. Há quadros também feitos com flores de cerâmica aplicadas sobre a madeira.

Outra obra que chama a atenção na exposição é o armário 1972, ano do nascimento do artista, com estética retrô que remete àquela época. O móvel é feito com a madeira pau ferro e pode se transformar em uma estante porque tem portas embutidas. Seu interior é pintado em laca amarela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.