Fortunati recebeu direção da concessionária
Crédito: RICARDO GIUSTI / PMPA / CP |
|
O prefeito José Fortunati recebeu ontem o projeto de revitalização do Cais Mauá. O diretor-presidente da Concessionária Porto Cais Mauá Brasil, Mário Freitas, repassou a documentação técnica para solicitação do Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU). A previsão é que os documentos sejam analisados dentro de 30 dias. Se forem aprovados, o próximo passo é a obtenção de licenciamento ambiental para o início das obras. "Queremos iniciar os trabalhos nos armazéns ainda no primeiro semestre de 2012. Esperamos que a população tenha acesso ao novo Cais para a Copa do Mundo", destacou Fortunati.
O projeto prevê a modernização de 11 armazéns e do frigorífico, que será transformado em um centro de eventos. Também serão erguidos quatro edifícios comerciais. Um dos prédios abrigará um hotel. A previsão é que sejam criadas 4 mil vagas de estacionamento. "A estimativa inicial de investimento é próxima de R$ 500 milhões. O valor final será conhecido somente depois que o projeto executivo estiver pronto. No total, 9 mil empregos devem ser criado, sendo 4 mil diretos", informou Freitas.
O Sindicato dos Conferentes de Carga e Descarga nos Portos Fluviais do RS garante que um decreto federal regulando áreas portuárias foi ignorado e que, em função disso, de nada vale a documentação já assinada, permitindo revitalizar a área. A entidade já questionou o contrato no Supremo Tribunal Federal (STF) e prepara uma Ação Popular para impedir a revitalização. Fortunati acredita que a ação não será levada adiante. "A área do Cais Mauá não tem como finalidade atividades portuárias há dez anos", frisou. O prefeito evidenciou que a reforma do Cais Mauá soma-se às iniciativas de renovação do Centro Histórico.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.