quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Construção vai de BIM

BAGUETE/DIVULGAÇÃO/JC
Três perguntas, três respostas com Acir Marteleto, gerente-geral da Autodesk Brasil

1 – O que é BIM? O que ele significa para a construção civil?

Acir Marteleto – BIM é a sigla em inglês para modelagem de informações da construção. Na prática, dizer que uma construtora ou escritório de arquitetura trabalha com BIM significa dizer que ele atua com workflow controlado por software, na qual as informações sobre a construção estão disponíveis em mercados 3D. Adotando BIM, fica mais fácil administrar uma obra como se fosse uma montadora: o software integra as partes e reduz o desperdício de material, por exemplo. No Brasil, 30% do custo de uma obra vai para o desperdício. Nos países mais avançados, a cifra fica em torno de 8%.

2 – Qual é a adoção no Brasil hoje?

Marteleto – Eu diria que o conceito atingiu um ponto de virada no País. Todos os 10 principais players do mercado de construção civil estão em algum ponto da adoção do conceito, por exemplo. É uma consequência do processo de abertura de capital que muitas empresas da área passaram. Há exigência de mais controle das obras, ao mesmo tempo em que elas aumentaram muito de número. Quem gerenciava 30 passou a gerir 300 sites. Não dá para conseguir isso fazendo tudo igual.

3 – Como combater a pirataria?

Marteleto – A pirataria é um problema sério, mas está diminuindo no Brasil. Para nós, o segredo é criar vantagens para o usuário comprar software original, como acesso a suporte e treinamento online, além de funcionalidades extra para dispositivos móveis. Estamos trabalhando com financiamento e e-commerce também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.