sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Esgoto tratado no prédio

 

No Rio Grande do Sul, um empreendimento imobiliário do bairro Mont''Serrat, na zona Norte de Porto Alegre (foto), foi o primeiro a adotar os conceitos preconizados pelo Green Building Council do Brasil (GBC Brasil). O diretor de projetos do Escritório de Engenharia Joal Teitelbaum, engenheiro Jader Teitelbaum, afirma que estudos mostram que, em um período de dez anos, a economia em energia pode atingir a cifra de R$ 800 mil.

"Estima-se que 40% de todo consumo de água seja resultante do reaproveitamento", projeta. No empreendimento do bairro Mont''Serrat, a água da chuva é usada para irrigação e para limpeza do andar térreo e das garagens. O esgoto é tratado dentro do prédio e reaproveitado nas caixas acopladas aos vasos sanitários. Além disso, o consumo é medido de forma individual.

A parte energética também recebeu aplicações diferenciadas. "As janelas possuem vidros duplos que ajudam a manter a temperatura do ambiente sem a necessidade de utilização de ar-condicionado", assinala. Dados do GBC destacam que uma construção verde reduz de 8% a 9% os custos operacionais de um edifício comercial e amplia em 6,6% a taxa de retorno do imóvel, em 3,5% a taxa de ocupação e em 3% o valor do aluguel.
Fonte: http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=116&Numero=337&Caderno=14&Noticia=333953

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.