quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Novas cores na Rua da Ladeira

Rio Pardo

 

Trabalho de pintura teve início sábado passado no casarão número 257, construído em 1816<br /><b>Crédito: </b> lula helfer / gazeta do sul / cp
Trabalho de pintura teve início sábado passado no casarão número 257, construído em 1816
Crédito: lula helfer / gazeta do sul / cp
 
 
Projeto revitaliza casario histórico da primeira via calçada do Rio Grande do Sul, construída por escravos em 1813

A pintura de 19 prédios históricos da Rua da Ladeira começou no último sábado com o início dos trabalhos do Projeto Tudo de Cor para Rio Pardo, das Tintas Coral. A programação do dia incluiu atividades como carreata, show e almoço e culminou com a pintura simbólica da casa número 257, de Erialdo Antônio Corrêa Lima e de sua esposa, Silvia Bittencourt Lima, ao som da Banda Marcial Fortaleza. A estrutura de 332 metros quadrados está com a família Lima desde 1992, mas a construção data de 1816, conforme registro imobiliário da prefeitura.

Todas as paredes externas do imóvel serão pintadas, o que facilitará no atual processo de restauro. As instalações abrigaram um restaurante e uma locadora e eram conhecidas como a Casa do Turista, mas hoje estão fechadas para obras. "É bastante oneroso manter e conservar uma construção antiga, por isso, comemoramos essa pintura", diz Silvia. A atividade de embelezamento também atingirá a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. Além da indústria de tintas, a iniciativa envolve a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, Lojas Quero-Quero e Pincéis Atlas.

O trabalho de pintura dos prédios na rua deve ser concluído até o fim do ano. O secretário de Turismo e Cultura, Ronaldo Pinto Gomes, diz que a iniciativa da Coral possibilita a revitalização por meio das cores para as cidades históricas. A previsão é de que sejam usados mais de 2 mil litros de tinta. A expectativa é que a restauração dos prédios da Rua da Ladeira favoreça o ingresso de Rio Pardo no Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas, uma ação intergovernamental articulada com a sociedade para preservar o patrimônio brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.