|
Pesquisa da Fecomércio-RS revela cautela na hora de novas compras Crédito: BRUNO ALENCASTRO |
O número de famílias endividadas caiu em março, segundo pesquisa divulgada ontem pela Fecomércio-RS. De acordo com os dados, em relação a fevereiro, o percentual de famílias endividadas passou de 72,2% para 52,3%. Assim, o índice atingiu o menor nível da série histórica. Segundo a Fecomércio-RS, a redução brusca está associada à quitação de dívidas feitas no Natal e também ao fato de que há um receio maior nas famílias de fazer novos gastos. "Esse comportamento ocorre em função da desaceleração da economia", avaliou o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi.
Os principais tipos de dívidas ainda são o cartão de crédito (70,2%), os juros do cheque especial (26,0%) e os carnês (17,1%). Outro dado que chama atenção é o percentual de pessoas que se consideram muito endividadas, que ficou em 11,2%.
Apesar da redução no número de pessoas endividadas, o dado preocupante é relacionado com o nível de comprometimento da renda. Esse percentual passou de 30,6% em fevereiro para 37,1% em março.
Outro alerta é dado com relação à qualidade da dívida, ou seja, a dificuldade no seu pagamento. Assim, o tempo de comprometimento da dívida é de 7,4 meses, menor que em fevereiro, que ficou em 8,4 meses. Já o tempo médio de atraso está em 70 dias, o mais alto da série histórica.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.