Brigada Militar apoiou ação da Prefeitura no bairro Ponta Grossa
Equipes do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), com o apoio de 137 policiais militares, promoveram a retirada de 40 famílias de uma área na Estrada Retiro da Ponta Grossa, na zona Sul de Porto Alegre, na manhã desta quarta-feira. Em reunião realizada no fim da tarde passada, ficou acertado que os moradores serão encaminhados a seus locais de origem. Programas sociais da prefeitura ampararão 27 famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Elas receberão o benefício do aluguel social, que prevê aporte financeiro por 12 meses para que as pessoas possam se fixar em local que escolherem.
A reintegração de posse ocorreu de forma pacífica e foi acompanhada por lideranças dos ocupantes da área de 29 hectares. De acordo com o secretário adjunto de Coordenação Política e Governança Local, Marcos Botelho, o local não tem condições de ser habitado, por ser instável e alagadiço. Ele destacou que o custo de urbanização ficaria em torno de R$ 30 milhões e a prefeitura não tem essa quantia disponível no momento.
Setenta famílias estavam no local desde janeiro, quando começou a ocupação. Algumas já haviam saído durante essa terça-feira e as restantes viviam em vilas de Porto Alegre e saíram de seus locais de origem para formar esse núcleo, que agora será desativado.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.