quinta-feira, 15 de março de 2012

Quadro crítico em 85% de aeroportos

 

Um estudo divulgado ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que 17 dos 20 principais aeroportos brasileiros, ou 85%, estão em situação "crítica" ou "preocupante". Desses, 12 estão funcionando acima da capacidade operacional. Apenas os aeroportos de Porto Alegre, Salvador e Manaus funcionam em condições "adequadas", fora do "cenário de estrangulamento".

A avaliação, feita antes da concessão à iniciativa privada dos aeroportos de Brasília, São Paulo e Guarulhos (SP), é que "permanece limitada a capacidade da Infraero em executar seu programa de investimentos". "Em 2011, a estatal executou 34% de sua dotação anual inscrita no orçamento das empresas estatais", diz o Ipea. Segundo o estudo, as etapas do Plano de Investimentos da Infraero "pouco evoluíram entre fevereiro de 2011 e janeiro de 2012". Dos 11 aeroportos nos quais estão previstos investimentos nos terminais de passageiros, oito estão nas fases iniciais de projetos.

Para o Ipea, não só os aeroportos preocupam. O Brasil investe apenas 0,7% do Produto Interno Bruto em transporte. É inferior ao que fazem outros países emergentes, como a China, Índia, Rússia, o Chile e até o Vietnã.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.