quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Porto Alegre com cara de futuro

Patrícia Knebel

A Escola de Engenharia e o Instituto de Física da Ufrgs correm contra o tempo para conseguir os R$ 30 milhões necessários para o projeto de expansão da Incubadora Hestia. Com limitação de espaço para crescer no Campus do Vale, a expectativa é de criar um novo ambiente para receber empresas inovadoras. A Hestia Centro deve ocupar a área onde antes ficava a Incubadora Tecnológica de Porto Alegre (Ietec), na Osvaldo Aranha, e atravessar o Túnel da Conceição. Com isso, criará uma nova e moderna identidade para a região, explica a diretora do Instituto de Física da Ufrgs, Marcia Barbosa, que está buscando os recursos junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Os projetos para a construção dos prédios já estão tramitando em diferentes “pátios” da prefeitura da Capital gaúcha, que cedeu o terreno por 30 anos. O espaço vai receber as cinco empresas que atualmente fazem parte da incubadora, mas tem capacidade para pelo menos 20 operações. Um dos focos é atender ao setor de microeletrônica e de óptica, além de reunir outras incubadoras da Ufrgs. O Instituto de Física também conseguiu uma área no município de Viamão, onde ficarão as operações mais industriais. A expectativa é de que a Hestia esteja finalizada para a Copa do Mundo, em 2014. “O resto do País vai oferecer samba e outras atrações, e Porto Alegre vai de ciência e tecnologia”, diz Marcia.

Um celular por ano

Pelo menos 35% dos brasileiros trocam de celular uma vez por ano, hábito pouco comum entre os japoneses (4%), alemães (5%) e belgas (7%). Os dados são resultado de um estudo global conduzido pela F-Secure com usuários de banda larga em 14 países.

Angry Birds

A Rovio lançará, no dia 8 de novembro, o próximo game da série Angry Birds. O tema do aplicativo, que é mania entre os usuários de dispositivos móveis no mundo, será o épico Guerra nas Estrelas, de George Lucas. O game será o sétimo da série dos pássaros irados.

Tufão conectado
O webfilm da Vivo com o ator Murilo Benício precisou de 24 horas para cair nas graças dos internautas. Aproveitando o sucesso de Avenida Brasil, a agência VML e a Y&R criaram um vídeo no qual o Tufão da novela faz uma referência à promoção Vivo Sempre Internet e diz que “nunca mais será o último a saber das coisas”. Os milhões de brasileiros que estão acompanhando os últimos capítulos da novela sabem bem do que ele está falando. A campanha relâmpago já saiu do ar. Quem quiser acessar o vídeo pela página oficial da Vivo no Facebook vai se deparar com a seguinte mensagem: “Quem viu, viu. Quem não viu, tá desconectado”.

Kurt Politzer de Tecnologia

Projetos desenvolvidos pela Braskem no Rio Grande do Sul estão concorrendo ao Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia, iniciativa que tem como objetivo promover e incentivar a inovação em química no Brasil. Os trabalhos da empresa inscritos são o Resina Pioneira no Mundo para Filmes Laminados, coordenado por Adriana Martinelli e Fabio Agnelli, e Braskem, uma nova resina de EVA para a indústria calçadista visando à sustentabilidade e competitividade, coordenado por Mauro Alfredo Soto Oviedo, Camilo Delfino e Jessyca Aparecida Bradna.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.