sábado, 24 de novembro de 2012

Novo trecho de ciclovia é liberado em avenida de Porto Alegre



Faixa de 1,4 km fica na Ipiranga, entre Edvaldo Pereira Paiva e Erico Verissimo

Vanderlei Capellari e prefeito José Fortunati inauguraram a ciclovia na Capital<br /><b>Crédito: </b> Samantha Klein / Especial CP
Vanderlei Capellari e prefeito José Fortunati inauguraram a ciclovia na Capital
Crédito: Samantha Klein / Especial CP
Um trecho de 1,4 quilômetros de ciclovia na avenida Ipiranga, em Porto Alegre, foi liberado para uso dos ciclistas na manhã deste sábado. A faixa fica entre a Edvaldo Pereira Paiva e a Érico Veríssimo, passando pelo Parque Marinha do Brasil. Com a liberação, o espaço para circulação de bicicletas passou para quase dois quilômetros entre as avenidas Beira-Rio e Azenha. A liberação foi feita pelo prefeito José Fortunati, que estreou o espaço com uma bicicleta suíça rara da década de 1920.

A obra completa para atingir os 9,4 quilômetros previstos deve ser concluída em abril do ano que vem, o que significa atraso do cronograma inicial. Segundo o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Capelari, os trabalhos começam ainda neste ano. "O próximo trecho vai da Azenha até a Antônio de Carvalho e deveremos iniciar até o final do ano", destacou. O prefeito José Fortunati rebateu críticas em relação ao atraso e diz que está motivado a ampliar o número de ciclovias na cidade. "Mas também para ampliar a consciência em relação à importância do uso da bicicleta e respeito ao ciclista", declarou.

O trecho tem piso de asfalto, coloração vermelha, com semáforos exclusivos para ciclistas nos cruzamentos da Ipiranga com Érico Veríssimo, Getúlio Vargas e Praia de Belas. Nos demais, valerá a sinalização do semáforo veicular. Para maior segurança dos ciclistas, a EPTC proibirá conversões da Ipiranga para a Borges de Medeiros, centro - bairro, e da Ipiranga para a Múcio Teixeira, no mesmo sentido.

Atualmente a Capital tem 11,4 quilômetros de ciclovia na Diário de Notícias, Icaraí, Ipanema e Restinga. As próximas faixas exclusivas serão realizadas na Cidade Baixa, Avenida Sertório e próximo ao Aeroporto Salgado Filho, com estimativa de concluir 50 quilômetros até 2014. O Plano Cicloviário de Porto Alegre prevê quase 500 quilômetros.


Fonte:   http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=477310

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.