domingo, 4 de novembro de 2012

Projetos já patrocinados pelo Monumenta em Porto Alegre

Porto Alegre (RS)


A cidade nasceu de uma pequena colônia de imigrantes açorianos que se estabeleceram na região por volta de 1752. A localidade, conhecida como Porto dos Casais, passou a ser capital da Província em 1773, já com o nome Madre de Deus de Porto Alegre. É elevada à categoria de cidade em 1822.

É a partir daí que a cidade ganha importância como centro comercial, administrativo e militar, graças ao escoamento, através do porto, da produção proveniente das regiões de imigração alemã e italiana. Nesta época são construídos grandes casarões coloniais portugueses e outros prédios administrativos no mesmo estilo, além de estruturas importantes como o Mercado Público Municipal.

Logo, o pequeno trapiche não comportava a nova dimensão das atividades. Entre 1856 e 1858, foi edificado um novo cais, composto por paredões, trapiches, escadarias, parapeitos e assentos. Recentemente, algumas dessas estruturas foram localizadas no subsolo da Praça através da investigação geofísica, realizada com recursos do Programa Monumenta.

O resgate desses vestígios, através da escavação arqueológica e da interpretação daquela área, pretende fornecer novas informações aos moradores e visitantes da cidade sobre a trajetória histórica do local, bastante alterado ao longo do tempo.

Foto: Edu Lyra
Atuação do Programa Monumenta

Obras em Monumentos – Palácio Piratini, Pinacoteca, de Porto Alegre, Biblioteca Pública do Estado, Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Memorial do Rio Grande do Sul, Pórtico Central do Cais do Porto, Igreja Nossa Senhora das Dores.


Obras em Espaços Públicos – Praça da Matriz, Praça da Alfândega, vias da área do projeto.


Obras em Imóveis Privados:
- 10 obras concluídas;
- 04 obras em andamento;
- 08 propostas em análise;
- 01 proposta em contratação.


Projetos já patrocinados pelo Monumenta em Porto Alegre:

Divulgação do Potencial Turístico e Serviço da Igreja das Dores
Qualificação Profissional de Auxiliar de Restauro


Para mais informações sobre a atuação do Programa Monumenta em Porto Alegre, contate a UEP local (Unidade Executora de Projeto):

UEP PORTO ALEGRE (RS)

BRIANE PANITZ BICCA
Coordenadora
Altos do Mercado Público Municipal
Pavimento superior – Sala 56/58 – Centro
90020-070 – Porto Alegre – RS
e-mail: monumenta@spm.prefpoa.com.br
Telefones: (51) 3224-4445 / 3221-8373
Fax: (51) 3221-8373

Fonte:  http://www.monumenta.gov.br/site/?page_id=205

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.