quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Audiência pública discute transformação da região metropolitana por grandes eventos



A vice-presidente do CRECI-RS, Zeli Scheibel,
representou Flávio Koch durante a audiência


       A Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável discutiu em audiência pública, na manhã desta quarta-feira (17), no Plenarinho, o tema “Mobilidade e Mercado Imobiliário”, tendo em vista a realização de grandes eventos no Rio Grande do Sul. O debate foi proposto pelo deputado José Sperotto (PTB). Ao introduzir o tema, Sperotto falou da necessidade de se tirar partido de um evento como a Copa do Mundo de 2014 para a execução de obras e medidas necessárias à região metropolitana, como a extensão da linha de metrô, a utilização das hidrovias e melhorias no transporte coletivo.

       O deputado Paulo Odone (PPS) apresentou o projeto da Arena do Grêmio e seu impacto na Capital. O projeto envolve a construção de shopping center, hotel, centro de convenções, torres de escritórios e estacionamentos. Segundo Odone, o estádio deve ser entregue em dezembro de 2012, no entanto há a necessidade de uma série de obras viárias para as quais ainda não há previsão orçamentária. “Vamos ter o estádio pronto, mas sem os acessos viários”, disse. Odone também falou sobre os projetos imobiliários previstos na área do atual estádio do Grêmio, na Azenha, que, segundo ele, deverão revitalizar toda a região.

Efervescência urbanística

       O secretário municipal do Planejamento de Porto Alegre, Márcio Bins Ely, disse que a Capital está vivendo um momento de efervescência urbanística. Citou o aeromóvel, a ampliação dos aeroportos e a execução de projetos do programa Minha Casa, minha Vida como exemplos dessa efervescência. Sobre o problema apontado por Odone, disse que a prefeitura assume a sua responsabilidade e está buscando alternativas que possam trazer resposta "mais imediata".

       O deputado Luis Fernando Schmidt (PT), presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos, refletiu sobre as conurbações brasileiras, que, segundo ele, são benéficas, mas ao mesmo tempo levantam dificuldades. Também falou sobre projetos do governo federal, como o da ponte sobre o Guaíba, e saudou a realização de audiências públicas e debates sobre o tema da mobilidade urbana.

       O superintendente de Expansão e Desenvolvimento do Trensurb, Ernani da Silva Fagundes, registrou que, com o crescimento das cidades, o entorno das estações passam a ser valorizados. Disse que há uma preocupação da empresa com pelo menos dois pontos que deverão ser utilizados pela torcida do Grêmio e terão que ser readequados.

       A vice-presidente do Creci-RS, Zeli Guimarães Scheibel, disse que, como corretora de imóveis, está muito otimista em relação às obras. “O mercado está aquecido e o corretor de imóveis tem uma profissão promissora ”, disse. O vice-presidente do Crea-RS, Ricardo Machado, alertou, no entanto, para a necessidade de planejamento e fiscalização, citando o Engenhão, do Rio de Janeiro, como a antítese do que se projeta no RS.

       Também participaram da audiência o prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daison da Silva, e representantes da Fecomércio, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RS, entre outros.

Fonte: Assembleia Legislativa RS / http://www.creci-rs.org.br/index.asp?SECAO=18&SUBSECAO=10&EDITORIA=1173

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.