terça-feira, 16 de agosto de 2011

Lançado edital para a implantação de estacionamentos subterrâneos na Capital

Consulta pública é a fase inicial para verificar a viabilidade técnica e econômica do projeto

       A prefeitura lançou nesta terça o edital para a implantação de estacionamentos subterrâneos em Porto Alegre. O prefeito José Fortunati assinou o documento de manifestação de interesse público para receber estudos sobre a criação de vagas de estacionamento no subsolo da cidade no Salão Nobre do Paço Municipal. De acordo com o prefeito, a consulta pública é a fase inicial para verificar a viabilidade técnica e econômica do projeto que irá contribuir para a melhora da mobilidade urbana nos bairros.

       Inicialmente foi sugerido pela prefeitura dois locais para receberem os estacionamentos subterrâneos: a Praça Parobé e o Parque Ramiro Souto. Porém, Fortunati destacou que além das duas áreas indicadas, os interessados poderão sinalizar outras opções de locais que tenham necessidade deste tipo de ação.

       O coordenador do Gabinete de Assuntos Especiais (GAE), Edemar Tutikian, ressaltou que as empresas terão 60 dias para apresentar as propostas. Os estudos serão avaliados por uma comissão designada pelo prefeito. A equipe poderá selecionar uma ou mais sugestões, cujas informações servirão de base para a elaboração do projeto básico da licitação pelos técnicos do município. Os estudos aproveitados receberão remuneração da empresa selecionada, por licitação, para construir os estacionamentos.

       O prefeito citou exemplos de estacionamentos subterrâneos no mundo e no Brasil, em cidades como o Rio de Janeiro e São Paulo. Lembrou, ainda, que Porto Alegre já tem um estacionamento deste tipo no Museu Ibere Camargo. O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, destacou que existem dificuldades para encontrar vagas de estacionamento na cidade e para manter a fluidez do trânsito com as ruas ocupadas por veículos. Cappellari destacou que existem mais de 710 mil veículos cadastrados na cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.