sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Automação pela mobilidade e conforto

 

ELETRODOMÉSTICOS: refrigerador com porta transparente e cooktop com fixação de panelas
Crédito: WHIRLPOOL AMÉRICA LATINA / DIVULGAÇÃO / CP
       Nos anos 2020, nem todas as cozinhas serão amplas e um local de reunião de família e amigos. Sabe-se que cada vez mais há muitas pessoas morando sozinhas. Pensando nesse público e também naqueles que têm problemas de mobilidade, e até mesmo nos cadeirantes, a Whirlpool América Latina, que nasceu da fusão das marcas Consul e Brastemp, criou uma cozinha para espaços pequenos, extremamente funcional, a Liberty, um dos projetos financiados pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) dentro da linha de incentivo à inclusão social.

       Helder Filipov, designer da Whirpool, contou que o projeto Liberty, que levou um ano para ser desenvolvido, contempla uma nova configuração da arquitetura dos eletrodomésticos, inserindo-os no contexto contemporâneo das habitações e das novas configurações familiares. De acordo com o IBGE, o número de moradias compostas por famílias de uma ou duas pessoas representa hoje cerca de 35% do total de domicílios brasileiros. Levando-se em conta esses dados, Filipov afirma que os eletrodomésticos atuais foram projetados sob uma ótica ultrapassada, não se inserem nesse cenário porque geralmente não cabem nas cozinhas da maioria dos novos imóveis que estão à venda no país, com área útil que não ultrapassa 70 metros quadrados.

       A cozinha Liberty é toda otimizada: sistema elevatório eletrônico, que permite a regulagem de altura de toda a bancada, adequando-se a diferentes públicos; o refrigerador é compacto, com porta transparente e prateleira retrátil e giratória que proporciona mais fácil visualização e acesso aos produtos no interior; gaveta freezer com divisórias internas; micro-ondas e forno elétrico integrados com janela de visualização superior; cooktop de indução com acessórios de fixação de panelas na superfície de vidro, visando auxiliar pessoas com dificuldades motoras; unidade que integra ar-condicionado, coifa e sistema de prateleiras basculantes; espelho que permite a visualização do conteúdo das panelas, para auxiliar pessoas a cozinharem na posição sentada; máquina lava-roupas compacta com cesto retrátil.

       Impressiona a modernidade da Liberty. A iluminação interna dos equipamentos é acionada por um sensor de movimento de mãos, os relevos são em Braille e as portas, abertas por pressão. Além disso, consome bem menos energia. O produto ainda não está à venda.

Fonte: http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=116&Numero=330&Caderno=14&Noticia=331045

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.