Jean-Paul Huchon, da Metropolis Crédito: RICARDO GIUSTI / PMPA / CP
|
|
Os impactos das transformações econômicas e sociais sobre as grandes cidades é o ponto de partida para se discutir o futuro das metrópoles. Para entender um pouco o atual estágio das cidades e projetá-las, levando-se em conta a modernidade, Porto Alegre reúne desde ontem autoridades locais, gestores e planejadores de políticas urbanas, arquitetos e urbanistas de mais de cem grandes cidades no mundo no 10 Congresso Mundial Metropolis - Cidades em Transição. Na pauta, a discussão e a revisão das políticas urbanas atuais nas grandes cidades, especialmente com foco em temas como a inovação urbana, o transporte, as energias renováveis e a alimentação, entre outros.
O presidente da Metropolis e do Conselho Regional de Île-de-France de Paris, Jean-Paul Huchon, e o subsecretário-geral das Nações Unidas e diretor executivo da ONU-Habitat, Joan Clos, falaram sobre as mudanças que afetam aspectos das grandes cidades. Eles compreendem que é preciso desenhar a cidade preservando a identidade e a tradição histórica, mas dentro de um contexto moderno e que resulte em qualidade de vida ao cidadão. "As mudanças afetam aspectos das metrópoles e são necessárias devido ao esgotamento do atual modelo de crescimento", disse o presidente da rede Metropolis. Para o prefeito José Fortunati, o evento é uma oportunidade para ampliar a integração entre os governos e mostrar o que a Capital está fazendo. Como exemplo, citou a troca de experiências com outras metrópoles, o projeto de revitalização do Cais Mauá e projetos voltados à área de mobilidade urbana. Nesses dois casos, foram visitadas Buenos Aires, Barcelona e Belém, no caso do Cais, e Montreal e Stuttgart, na área de mobilidade.
O 10 Congresso Mundial Metropolis - Cidades em Transição foi aberto, oficialmente, no Theatro São Pedro, com o propósito de avançar em um novo modelo de governo e de crescimento econômico que atenue os efeitos da crise e permita uma mudança orientada a promover um desenvolvimento sustentável e autossuficiente. A Metropolis - Associação Mundial de Grandes Metrópoles, criada em 1985, é uma rede internacional que agrupa grandes cidades e governos com o objetivo de fomentar a transferência e a troca de conhecimentos e boas práticas urbanas.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.