quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Obras no Aeroporto terminam este mês

 

Trabalhos da ampliação seguem em ritmo acelerado no Salgado Filho
Trabalhos da ampliação seguem em ritmo acelerado no Salgado Filho
BRUNO ALENCASTRO


A obra que ampliará a capacidade operacional do Terminal de Passageiros 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho termina no final deste mês e a inauguração está prevista para a primeira quinzena de dezembro, anunciou ontem o superintendente do Aeroporto, Jorge Herdina, durante visita às instalações, na Capital.

Com área de 1,5 mil metros quadrados, o módulo operacional, como está sendo chamado, ampliará a capacidade do Aeroporto em 2,5 milhões de passageiros. "Entraremos em operação assistida no final do mês e antes do Natal, na primeira quinzena de dezembro, inauguramos o espaço. Com isso, antecipamos em dois meses a entrega, prevista para o mês de fevereiro, e na alta temporada já estaremos em operação", destacou. A área terá 20 balcões de check-in, sala de embarque para até 280 passageiros por hora e mais um canal de inspeção com três novos processadores de raio X.

Os novos balcões devem ser ocupados pela companhia aérea TAM, que transferirá suas atuais operações para a área construída. Os 12 balcões que ficarão vagos serão redistribuídos entre as companhias. A Infraero adianta que a ocupação se dará de forma compartilhada entre as empresas, inclusive com o acréscimo das companhias que hoje não ocupam esse espaço. O investimento na conclusão do módulo é estimado em R$ 4,17 milhões.

Além das obras no Terminal 1, o antigo terminal também passa por reformas na sua infraestrutura, como a ampliação da sala de desembarque e instalação de condicionadores de ar. A previsão de conclusão dos trabalhos também é para dezembro.

Quando for concluída essa etapa das obras, o Salgado Filho, que hoje mantém média de 8 milhões de passageiros/ano, terá capacidade para 10,5 milhões - considerando crescimento médio de 20% ao ano, o que deverá ser mantido em 2012 diante do bom momento da economia do país, segundo explica Herdina.

As demais obras, entre elas, a ampliação da pista do Aeroporto, do pátio, do Terminal de Cargas e do estacionamento, os trabalhos têm andamentos diferenciados, conforme as particularidades de cada projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.