Desaceleração do consumo colaborou para a redução dos endividados Crédito: VINÍCIUS RORATTO
|
|
Opercentual de famílias gaúchas que possui algum tipo de dívida ficou em 72,2% no mês de fevereiro, taxa abaixo dos 75,8% registrados no mesmo período do ano passado. O resultado da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência das Famílias gaúchas (PEIC-RS), divulgado ontem pela Fecomércio-RS, pode estar refletindo a desaceleração de consumo recente e o maior controle de oferta de crédito, mesmo com as taxas de juros mais baixas.
O percentual de endividamento no Estado teve um pequeno aumento na comparação com o mês de janeiro, ao passar de 68,5% em janeiro para 72,2% em fevereiro. Conforme o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, fevereiro ainda reflete o acúmulo de dívidas do período de final de ano e também é influenciado pelas despesas dessa época do ano, como as compras de material escolar e gastos de férias, além do ciclo de redução de juros em vigência desde meados de 2011.
Mesmo com a elevação, o endividamento manteve um nível razoável, levemente acima de sua média histórica. Entre os gaúchos, tempo médio de atraso das contas está em 66 dias, conforme divulgou a Fecomércio-RS.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.