quarta-feira, 6 de junho de 2012

Antiquários inspiram o romance

 

SAUDOSISMO: luminárias dedicadas aos amantes da música e das viagens pelo mundo
Crédito: VINÍCIUS RORATTO

Para quem é romântico e aprecia obras de arte de estilo e valor - alguns objetos podem custar de R$ 2,9 mil a R$ 6 mil, dependendo da peça -, uma das opções é buscar os antiquários. No Centro de Porto Alegre é possível encontrar várias lojas que aos sábados fecham a rua Marechal Floriano para exporem as suas obras de arte. Há desde peças do século XIX ou do início do XX, com preços compatíveis com a beleza e a exclusividade do objeto.

Um dos donos da Ricordo Antiguidades, Carlos Laveques sugere presentear a pessoa amada com taças para espumante ou pequenos copos para licor. São em cristal e, com certeza, marcam o momento para sempre. "São para pessoas românticas e para festejos a dois", diz.

Entre tantas sugestões para marcar a data, ele mostra uma caixa de cristal - para guardar joias ou cartões -, fabricada em 1920 por René Lalique. A peça traz, inclusive, a assinatura do autor. É um objeto capaz de demonstrar o tamanho da paixão. De acordo com Marcos Mânica, um dos sócios da Ricordo, é o presente para qualquer faixa etária. "Quem não gostaria de receber uma obra dessas?", questiona. Além desta caixa francesa, existem modelos de tamanhos variados, banhadas em prata, para guardar objetos e algumas menores, em cristal, para cartões.

Outra escolha, que demonstra um gosto sofisticado, é uma licoreira alemã de 1870, em bronze, banhada em prata. Uma pequena escultura serve de base para a garrafa, e na base estão dispostos seis copos. "Também há a opção de esculturas e vasos, como um Capo dei Monti, de 1920, em porcelana com bronze", sugeriu Mânica. "Uma obra que pode ser colocada no quarto ou na sala, que, sem dúvida, ficará muito bem."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.