quarta-feira, 6 de junho de 2012

O tempo e o vento de Teresópolis

 

Centenário: a fachada do Colégio Cruzeiro do Sul será a entrada da área de lazer do condomínio Veríssimo<br /><b>Crédito: </b> Viver / Divulgação / CP
Centenário: a fachada do Colégio Cruzeiro do Sul será a entrada da área de lazer do condomínio Veríssimo
Crédito: Viver / Divulgação / CP


"Jamais esqueci a melancolia daqueles invernos do Cruzeiro do Sul, o céu cinzento, o vento soprando no vale, os cerros de Teresópolis às vezes quase invisíveis na bruma..."

O texto faz parte das memórias do escritor cruz-altense Erico Verissimo, que conta no primeiro volume do livro "Solo de Clarineta" os três anos passados no internato em Porto Alegre. Foi no Colégio Cruzeiro do Sul, fundado por missionários americanos da Igreja Episcopal Brasileira, no bairro Teresópolis, na zona Sul, que Verissimo cursou o ginasial de 1920 a 1922, como aluno interno.

Quase um século mais tarde, o local em que ele lembra e descreve algumas travessuras dos adolescentes, como a proibição de entrar no "vasto pomar" ao fundo do ginásio de esportes, dá lugar a um novo empreendimento que está transformando a melancolia da paisagem do bairro, descrita pelo romancista.

O empreendimento que chama a atenção é um grande conjunto residencial, já em construção, no terreno onde no século passado funcionava o colégio Cruzeiro do Sul - hoje Pastor Dohms -, que este ano completaria 100 anos.

Pois para homenagear um dos mais ilustres escritores gaúchos e ex-aluno da escola, o novo condomínio será batizado Veríssimo. Com 418 apartamentos distribuídos em seis torres - quatro à direita do prédio onde funcionava o internato do colégio, e outras duas à esquerda do Pastor Dohms - o condomínio, que já toma forma, ocupará uma área de 25 mil metros quadrados na avenida Arnaldo Bohrer, entre a rua Marechal Mesquita e a movimentada avenida Teresópolis e terá uma infraestrutura completa.

A fachada do antigo colégio, preservada, será a entrada para a ampla área de lazer, explica o gerente comercial da Viver - Regional Sul -, incorporadora responsável pelo complexo, Guilherme Kasper. A área de lazer inclui espaço gourmet, lounge teen, salas de estudo, salão de jogos, solarium, espiribol, playground, tenda zen, quiosques com churrasqueiras, quadra poliesportiva, pista de caminhada, fitness center, brinquedoteca, além de salões de festa e piscinas específicos para adultos e crianças, "entre outras benfeitorias que só mesmo um clube oferece", diz Kasper.

Os apartamentos à venda de dois dormitórios têm de 51 a 72 metros quadrados, e os de três, 91 a 107 metros quadrados, estes com um charmoso giardino. Parte da ampla área verde do quarteirão, onde na época de Verissimo havia o rico pomar, será preservada. E os novos moradores ainda terão à disposição uma escola de ensino infantil ao médio que funciona praticamente dentro do condomínio.

Trecho do livro Solo de Clarineta

- "Havia no fundo do pavilhão central do ginásio um vasto pomar, que ocupava quase uma quadra quadrada e onde vicejavam laranjeiras, bergamoteiras, caquizeiros, pessegueiros e umas árvores que produziam uma estranha fruta para nós desconhecida, espécie de lima gigante e achatada, cujo nome em inglês é grapefruit. Proibia-se aos alunos, tanto aos internos como aos externos, entrar nesse pomar. No entanto, muitos eram os que transgrediam a lei e se esgueiravam por entre as árvores e por lá ficavam saboreando os seus frutos. O cheiro de casca de laranja e principalmente de bergamota muitas vezes os denunciava..."



Mais detalhes desse empreendimento ligue:
 cel. 51 9232 6005
com Flávio Azevedo
Consultor Imobiliário
creci 40095

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.