Marcelo Beledeli
MARCO QUINTANA/JC
Barcos saem lotados de seus pontos de embarque, tanto no Cais do Porto quanto no terminal de Guaíba
A travessia de catamarã entre Porto Alegre e Guaíba, planejada como uma forma alternativa de transporte público para os moradores das duas cidades, está servindo a mais pessoas do que era inicialmente esperado. Dez dias depois de sua viagem inaugural, o serviço prestado pela empresa Catsul tem atraído a atenção de muitos curiosos e turistas, principalmente nos finais de semana, causando grandes filas para ingressar nos barcos.
Com capacidade para 120 passageiros, os barcos têm saído lotados de seus pontos de embarque, tanto no Cais do Porto na Capital quanto no terminal hidroviário de Guaíba. "Os passageiros que quiserem usar o serviço no final de semana têm que comprar antecipadamente, pois é praticamente impossível conseguir ingressos na hora", avisa Josiel Ramos, funcionário do setor atendimento ao cliente da Catsul. Ontem, já no início da tarde, a maioria dos horários estavam esgotados nos dois sentidos. A partir de hoje, entra um vigor um novo horário de funcionamento, com uma partida adicional de Porto Alegre às 20h. Os ingressos podem ser comprados com até 30 dias de antecedência.
Parte desse grande interesse pelo uso do catamarã é devido aos passageiros que estão experimentando pela primeira vez a sensação de uma viagem pelo rio Guaíba. "É uma viagem excelente e confortável, e pretendo fazer mais vezes", destaca o empresário Ozéias Nunes, que trouxe a família para Porto Alegre para testar o serviço. A principal vantagem apontada por Nunes é o tempo. Enquanto o transporte entre as duas cidades feito por ônibus ou carro pode durar até 50 minutos, através do barco o tempo cai para 20 minutos.
A relação custo-benefício também foi uma das razões dadas por passageiros que escolheram usar o transporte hidroviário. A passagem custa R$ 7,00 nos finais de semana, quase o mesmo valor dos R$ 6,80 cobrados para usar o ônibus direto Guaíba-Porto Alegre. Já durante a semana, durante o mês de novembro o preço chega a R$ 6,00 (mas a partir de dezembro será reajustado para R$ 7,00). "Agora com certeza não pego mais ônibus para vir à Capital", afirma Renato Duarte, morador do Centro de Guaíba.
Com capacidade para 120 passageiros, os barcos têm saído lotados de seus pontos de embarque, tanto no Cais do Porto na Capital quanto no terminal hidroviário de Guaíba. "Os passageiros que quiserem usar o serviço no final de semana têm que comprar antecipadamente, pois é praticamente impossível conseguir ingressos na hora", avisa Josiel Ramos, funcionário do setor atendimento ao cliente da Catsul. Ontem, já no início da tarde, a maioria dos horários estavam esgotados nos dois sentidos. A partir de hoje, entra um vigor um novo horário de funcionamento, com uma partida adicional de Porto Alegre às 20h. Os ingressos podem ser comprados com até 30 dias de antecedência.
Parte desse grande interesse pelo uso do catamarã é devido aos passageiros que estão experimentando pela primeira vez a sensação de uma viagem pelo rio Guaíba. "É uma viagem excelente e confortável, e pretendo fazer mais vezes", destaca o empresário Ozéias Nunes, que trouxe a família para Porto Alegre para testar o serviço. A principal vantagem apontada por Nunes é o tempo. Enquanto o transporte entre as duas cidades feito por ônibus ou carro pode durar até 50 minutos, através do barco o tempo cai para 20 minutos.
A relação custo-benefício também foi uma das razões dadas por passageiros que escolheram usar o transporte hidroviário. A passagem custa R$ 7,00 nos finais de semana, quase o mesmo valor dos R$ 6,80 cobrados para usar o ônibus direto Guaíba-Porto Alegre. Já durante a semana, durante o mês de novembro o preço chega a R$ 6,00 (mas a partir de dezembro será reajustado para R$ 7,00). "Agora com certeza não pego mais ônibus para vir à Capital", afirma Renato Duarte, morador do Centro de Guaíba.
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