Nova BR 448 deverá ser entregue no primeiro
semestre do ano que vem Crédito: pedro revillion
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Alternativa para amenizar o trânsito caótico da BR 116, em
especial entre Sapucaia do Sul e Canoas, a BR 448 - mais conhecida como Rodovia
do Parque - se torna cada vez mais realidade. Nos últimos dois meses, as
condições climáticas estiveram mais favoráveis para que os trabalhos avançassem,
superando as expectativas do Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes (Dnit). Quem passa em um dos canteiros de obras, como no bairro
Humaitá, zona Norte de Porto Alegre, percebe que o movimento é grande.
De
acordo com o último levantamento do Dnit, 53% da rodovia está concluída.
Dividida em três lotes, o destaque fica com o Lote 2, que está 58% pronto e
deverá ser o primeiro a ser concluído. O Lote 1 - o maior - está com 57% dos
serviços finalizados. O Lote 3, de pontes e viadutos, tem 45% de conclusão. Para
o superintendente regional do Dnit, Vladimir Casa, a previsão de entrega da
Rodovia do Parque no primeiro semestre de 2013 não foi alterada. Mesmo assim,
não há previsão sobre a liberação parcial de trechos.
Dentro das
projeções, ele ressalta que, pelo formato do projeto, os lotes 1 e 2 deverão ser
liberados juntos. Casa lembra ainda que a questão da remoção de famílias da vila
Dique, em Canoas, é um dos impasses que compromete a agilidade nas obras do Lote
3. Segundo o Dnit, 122 famílias já foram transferidas do local e levadas para a
vila de passagem construída no bairro Fátima. No loteamento, elas irão
permanecer até que sejam construídas as moradias definitivas.
Em relação
às desapropriações, no último mutirão de negociação, realizado em fevereiro, 90%
dos moradores optaram pelo acordo. Com isso, dos 20 processos judiciais dessa
fase, em apenas dois os trâmites prosseguem na Justiça Federal. Serão pagos R$
14,5 milhões em indenizações. Com esses acordos, o departamento contabiliza 124
áreas expropriadas para a construção da BR 448. Haverá ainda um quinto mutirão,
envolvendo 26 áreas que precisam ser desapropriadas. Ainda não foi estabelecida
data para as audiências.
Pelo projeto atual, a Rodovia do Parque terá
22,34 quilômetros de extensão. Sua construção está relacionada aos recursos de
infraestrutura previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No ano
passado, foram aplicados R$ 236 milhões. Para 2012, a estimativa do Dnit é de
utilização de, no mínimo, R$ 165 milhões. Além das obras, estão previstas
melhorias na BR 116, no trecho Novo Hamburgo - Porto Alegre, totalizando
investimentos de R$ 200 milhões, incluindo o alargamento da ponte sobre o rio
Gravataí e a construção de viadutos, como o de acesso a Sapucaia do Sul.
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