domingo, 17 de junho de 2012

Porto Alegre terá serviço de aluguel de bicicletas no segundo semestre

Segundo prefeito José Fortunati, modelo já está pronto, mas ainda não há definição de quando deve entrar em operação


A capital dos gaúchos está buscando parcerias para colocar em prática um serviço de aluguel de bicicletas. Sem dar detalhes, o prefeito de Porto Alegre garantiu que o projeto será realidade no segundo semestre, mas preferiu não adiantar o mês. José Fortunati revelou que o modelo está pronto.

O sistema vai ter 30 pontos de aluguel em locais estratégicos para a mobilidade urbana da Capital, principalmente no Centro da cidade, adiantou o chefe do executivo municipal. Ele não tornou público os locais escolhidos. O projeto vai possibilitar ao usuário a retirada de uma bicicleta em um determinado ponto e a devolução em qualquer outro dos 29. O custo do serviço ainda está indefinido. “Vai ser um valor pequeno”, disse o prefeito.

O usuário do sistema terá o celular cadastrado pela empresa administradora do serviço. O aparelho será usado para o cidadão desbloquear a bicicleta no terminal escolhido. Para isso, será necessário baixar um aplicativo, que vai reconhecer o proprietário do telefone como sendo quem alugou o veículo. A meta do projeto é incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte e não só para passeio.

Ex-prefeito de Bogotá afirma em Porto Alegre que ciclovia é direito da população

O ex-prefeito da capital da Colômbia, Bogotá, está em Porto Alegre neste domingo. Enrique Peñalosa defendeu que as ciclovias são um direito da população e não um detalhe arquitetônico da cidade. Ele participou do Passeio Ciclístico do Bem-Estar, evento promovido pela Unimed Porto Alegre juntamente com a Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer. Peñalosa é conhecido no mundo por estimular o uso de bicicletas.

O político colombiano explicou que a capital do país tem cerca de 500 km de ciclovias protegidas. Disse, no entanto, que o exemplo a ser seguido pelo mundo é Amsterdam, na Holanda, cidade com cerca de dois milhões de habitantes, sendo que 40% da população utiliza bicicletas para se locomover. Nesta segunda-feira, ele será conferencista do evento Fronteiras do Pensamento, às 19h30min, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.