sábado, 17 de dezembro de 2011

Mantega assume desafios

Guido Mantega disse que quadro se agrava com o pior cenário desde 1929<br /><b>Crédito: </b> MARCELLO CASAL JR. ABR / CP memória
Guido Mantega disse que quadro se agrava com o pior cenário desde 1929
Crédito: MARCELLO CASAL JR. ABR / CP memória

São Paulo - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, voltou a ressaltar ontem que há risco de as economias avançadas passarem por recessão durante palestra para um grupo de estudantes de um curso intensivo de Jornalismo Econômico. De acordo com o ministro, o quadro internacional tem se agravado e há vários indicadores que confirmam esta situação. Para Mantega, "esta é a pior crise desde 1929" e um prosseguimento da ocorrida em 2008.

O ministro disse ainda que o maior problema para solucionar a crise na União Europeia é o fato de a região ser formada por 27 países, que têm interesses diferentes. Desta forma, de acordo com ele, sempre quando se chega a uma solução, a crise já está num patamar avançado. Segundo Mantega, uma pergunta frequente é se o Brasil está preparado para enfrentar a crise.

"O Brasil está até mais preparado que em 2008 para enfrentar a crise", disse o ministro. Ele acrescentou que o país tem hoje o sexto maior Produto Interno Bruto (PIB) do mundo, passou o Reino Unido e, em breve, vai superar a economia francesa. "É uma economia respeitável. Só perde em termos de taxa de crescimento para o PIB da China", comparou Mantega.

É muito importante para o crescimento da economia em 2012 a manutenção de uma política fiscal sólida, afirmou o ministro. De forma simples, disse Mantega, significa que o governo deve economizar mais e gastar menos, para evitar que a economia fique suscetível à crise externa.


Fonte:   http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=117&Numero=78&Caderno=0&Noticia=371974

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.