sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Revitalização da Orla do Guaíba deve iniciar até maio de 2012

Intervenções vão desde a Usina do Gasômetro até o Arroio Cavalhada

Assinatura do contrato ocorreu nesta sexta<br /><b>Crédito: </b> Luciano Lanes / Divulgação PMPA / CP
Assinatura do contrato ocorreu nesta sexta
Crédito: Luciano Lanes / Divulgação PMPA / CP


A revitalização da Orla do Guaíba deve iniciar até maio de 2012. A cerimônia de assinatura do contrato ocorreu nesta sexta-feira, no Paço Municipal, em Porto Alegre. A intervenção compreende uma extensão de quase seis quilômetros, entre a Usina do Gasômetro e o Arroio Cavalhada, na altura do Iate Clube Guaíba.

O escritório do arquiteto Jaime Lerner será responsável por desenvolver o plano conceitual para o Parque Urbano da Orla do Guaíba e também os projetos executivos de arquitetura e paisagismo da primeira etapa de execução, que compreende o trecho entre a Usina do Gasômetro e a primeira curva da avenida Beira Rio, sentido Centro-bairro. “Esta fase poderemos entregar à população ainda em 2013. Até a Copa do Mundo, em 2014, pretendemos estar com os 5,9 quilômetros da orla completamente prontos”, afirmou o prefeito da Capital José Fortunati durante a solenidade.

Oferecer infraestrutura qualificada para promover o reencontro dos moradores com o Guaíba é a motivação do projeto, conforme enfatizou o prefeito: “A beira do rio é um espaço precioso do qual os cidadãos merecem desfrutar, em segurança, com opções diversificadas para lazer e prática esportiva.”

A proposta da prefeitura para os 56,7 hectares de área inclui terminal turístico para barcos de passeio, calçadão, ciclovia, banheiros, quadras esportivas, instalação de bancos e quiosques, entre outras inovações a serem criadas pelos projetistas.

O urbanista disse que a revitalização da orla, integrada ao projeto do Cais Mauá, dará nova concepção ao Lago Guaíba e à relação dos moradores com o espaço. “A revitalização promoverá integração da área do Guaíba com o Centro da cidade, com o cotidiano do porto-alegrense”, avaliou Lerner. O arquiteto afirmou ainda que a sua equipe atuará de forma integrada com os técnicos do município, no trabalho pautado pelo respeito a aspectos ambientais.


Revitalização da Orla do Guaíba deve iniciar até maio de 2012 / Foto: Divulgação PMPA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.