sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Projeto Infovia RS deve levar banda larga a todo o RS até 2014

Publicação 21.12.2011 às 17:09 Atualização 21.12.2011 às 17:23
Projeto Infovia RS é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Comunicação e Inclusão Digital (Secom) - Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini.
O projeto Infovia RS, iniciativa da Secretaria Estadual de Comunicação e Inclusão Digital (Secom), em parceria com demais órgãos do Governo do Estado e Telebras, foi apresentado na segunda-feira (19), no Palácio Piratini, pelo diretor de Inclusão Digital (ID), Gerson Barrey. "Acreditamos que, com a Infovia RS, estaremos levando a banda larga a todos os gaúchos até o final de 2014", afirmou.

Segundo Barrey, responsável pela elaboração do Plano Gaúcho de Inclusão Digital (PGID) e do Plano Gaúcho de Banda Larga (PGBL), a construção da Infovia RS - uma infraestrutura de rede de fibra ótica que vai atravessar o RS - estabelece uma parceria do Governo Estadual com os municípios gaúchos, fomentando a implantação das Cidades Digitais. 
"Queremos aumentar em 10 vezes a velocidade da internet no RS (hoje é 1 Gb) e duplicá-la (20 Gb) nos dias de jogos da Copa do Mundo", projeta o presidente da Procergs Carlson Aquistapasse. 

Balanço da Inclusão Digital 

Neste primeiro ano de Governo, a Diretoria de Inclusão Digital da Secom realizou diversas parcerias e convênios de cooperação com entidades da sociedade civil organizada, instituições, empresas e órgãos federais, estaduais e prefeituras para a execução do Plano Gaúcho de Inclusão Digital (PGID).

Com a Rede Marista de Solidariedade, foi firmada parceria para a implantação de Telecentros e Centros Gaúchos de Recondicionamento de Computadores. Também é parceiro desta ação o Ministério Público do RS, por meio do Projeto Alquimia, que reaproveita integralmente componentes de máquinas caça-níqueis, apreendidas pelo órgão, na montagem de computadores a serem doados a telecentros comunitários. O mesmo tipo de parceria, para reaproveitamento e doação de computadores que serão utilizados nos projetos de inclusão digital, consta de carta de intenções assinada entre a Secom e o Banco do Brasil, Caixa Federal e Banrisul.

Já no primeiro semestre de 2012, três mil computadores deverão ser doados pelo Banrisul ao programa de ID, de um total de nove mil máquinas a serem substituídas pelo Banco no próximo período.

Parcerias 

A Diretoria de Inclusão Digital conquistou ainda algumas parcerias com órgãos do Governo Federal para a atender à demanda de ID no interior do RS. Com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Emater, foi acordado um convênio para a instalação de 24 telecentros em áreas rurais do Estado. Ainda com o objetivo de levar acesso à internet na zona rural do RS, foi aprovado projeto de parceria com o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação para a implantação de 21 Cidades Digitais no Estado, que deverá contemplar 27 municípios do eixo Guaíba-Pelotas/Rio Grande-Bagé.

Além da parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado do RS (Procergs) na execução dos projetos de ID do Governo, foram estreitadas as relações com projetos de outros órgãos do Executivo, como o apoio à Secretaria de Educação (Seduc) na implantação do projeto "Um Computador por Aluno e Professor", a parceria com o IPE e a FGTAS para a criação de telecentros em seus prédios, e apoio à Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH) na elaboração de projeto de inclusão digital para os servidores do Estado. A ID também é parceira da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) no projeto de modernização de bibliotecas públicas e pontos de cultura.

Prioridades 
Em 2012, a Diretoria de Inclusão Digital da Secom pretende intensificar as ações para a execução dos seus principais planos - de Inclusão Digital (PGID) e de Banda Larga (PGBL). Segundo Barrey, as prioridades para o próximo ano são a construção do primeiro Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) e a execução dos convênios com os órgãos federais para a construção da Infovia RS e de Telecentros em áreas rurais do Estado.

Estiveram presentes ao evento, entre outras autoridades, o presidente da Telebras, Caio Bonilha, o secretário executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, e o secretário estadual de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Constantino Pavani Motta.

Texto: Carla Kunze
Edição: Redação da Secom (51) 3210.4305



Fonte:   http://www.copa2014.rs.gov.br/conteudo/776/projeto-infovia-rs-deve-levar-banda-larga-a-todo-o-rs-ate-2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.