quarta-feira, 18 de abril de 2012

Mais de 50% da obra da 448 está concluída


O término da construção da Rodovia do Parque deve ocorrer no final de 2013

Até a finalização da via, serão usados 7 milhões de metros cúbicos de argila, equivalente a 490 mil caminhões-caçamba<br /><b>Crédito: </b> consórcio br 448 / divulgação / cp
Até a finalização da via, serão usados 7 milhões de metros cúbicos de argila, equivalente a 490 mil caminhões-caçamba
Crédito: consórcio br 448 / divulgação / cp



Um levantamento feito pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) constatou que 55% da obra de construção da BR 448, a Rodovia do Parque, está concluída. A análise do desenvolvimento dos trabalhos levou em conta os serviços de terraplenagem, bem como os relacionados às pontes e aos viadutos que estão sendo instalados nos 22,34 quilômetros da via.

A obra chama atenção pelos números. Até a conclusão, serão utilizados cerca de 7 milhões de metros cúbicos de argila, o que equivale a 490 mil caminhões-caçamba e 2,1 milhões de metros cúbicos de areia. Do volume para a terraplenagem da BR 448, o Lote 1, com 9,14 quilômetros, que compreende o trecho entre Sapucaia do Sul e a BR 386, em Canoas, é o que mais utilizará material. São 3,2 milhões de metros cúbicos de argila e quase 960 mil metros cúbicos de areia.

No Lote 2, entre a BR 386 e o bairro Mato Grande, em Canoas, com 5,3 quilômetros de extensão, serão consumidos 2,5 milhões de metros cúbicos de argila e 580 mil metros cúbicos de areia. Já o Lote 3, que vai do bairro Mato Grande até a freeway, em Porto Alegre, utilizará pouco mais de 1 milhão de metros cúbicos de argila e 570 mil metros cúbicos de areia. Nos Lotes 1 e 2, os trabalhos estão bem adiantados, com 75% da argila projetada para ambos os trechos já colocada.

No Lote 3, em função da liberação de áreas ocupadas, os trabalhos ganharam velocidade no final do ano passado, quando começou o reassentamento de 599 famílias. Nesse trecho, de 7,9 quilômetros, foi utilizada 30% da argila projetada para o segmento.

A obra começou há pouco mais de dois anos e deve estar concluída no final de 2013. Estão sendo investidos R$ 824.032.939,43 na rodovia, que pretende ser uma das soluções para desafogar o trânsito da BR 116, no trecho que liga o Vale dos Sinos à Capital.


Fonte:  http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=117&Numero=201&Caderno=0&Noticia=413564

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