Previsão do órgão é de
investimento de R$ 900 milhões na construção da estrutura, que deve se iniciar
em 2013
Cláudio Isaías
Passado quatro meses do anúncio da construção da segunda ponte sobre o lago
Guaíba pela presidente Dilma Rousseff, em cerimônia realizada em Porto Alegre, o
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anuncia para o dia
8 de maio o recebimento das propostas do projeto executivo. “Com o projeto em
mãos é que teremos condições de saber quanto custará a construção da nova
ponte”, comenta o superintendente do Dnit/RS, Vladimir Casa.
Segundo ele, a previsão é de que sejam investidos cerca de R$ 900 milhões na
estrutura. “Os recursos serão utilizados no conjunto de obras, nas
desapropriações, nos estudos ambientais e nos novos acessos que serão criados”,
destaca.
A estrutura sobre o lago Guaíba terá 1,9 quilômetro de extensão e 27 metros
de largura, em um complexo viário de oito quilômetros que inclui a rua Dona
Teodora, na zona Norte de Porto Alegre. A previsão é de que a construção da
segunda ponte tenha duração de três anos.
De acordo com o superintendente, a atual ponte do Guaíba apresentou no ano
passado uma circulação diária de aproximadamente 40 mil veículos, sendo 80% de
automóveis, 15% de veículos de carga e 5% de ônibus. “A projeção de tráfego para
o ano de 2050 é de 53,1 mil veículos para a ponte existente e 57,4 mil veículos
por dia para a segunda ponte”, ressalta.
Para o secretário de Infraestrutura e Logística do Rio Grande do Sul, Beto
Albuquerque, a atual ponte do Guaíba é um dos principais gargalos enfrentados
pelo Estado e é preciso correr atrás do tempo perdido. “Hoje a ponte fica cerca
de 30 dias por ano paralisada em função dos içamentos, o que gera grande perda
econômica ao Estado e atrasos ao cidadão”, acrescenta.
Conforme Albuquerque, o custo de não se fazer a segunda ponte chega a R$ 200
milhões por ano. Neste sentido, ele reforçou a importância de que a altura da
nova estrutura seja de pelo menos entre 35 e 40 metros. “Essa é a medida que
dialoga com o futuro da navegação e precisamos estar preparados para isso”,
disse. Ele explicou que o governo do Estado mantém diálogos permanentes com
técnicos do Dnit sobre a construção da nova estrutura.
O secretário acredita que, vencidas as etapas de licitação do projeto
previsto para este ano, a obra de construção da segunda ponte do Guaíba possa se
iniciar no segundo semestre de 2013.
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