quinta-feira, 19 de abril de 2012

Design funcional em plástico festeja 30 anos

 

LINHA LUNARI: assinada pelos designers Cristiano Gallina e Everton Visentini
Crédito: LETÍCIA REMIÃO / ESPECIAL / CP


Nos anos 90, a palavra design ainda era pouco utilizada e poucos consumidores valorizavam objetos que apostavam em um visual mais contemporâneo, diferente, inusitado. Uma das primeiras indústrias brasileiras a apostar nessa nova forma de apresentação de produtos, peças funcionais com um desenho original, foi a Coza, de Caxias do Sul (RS), fundada em 1982, pela família Zatti. Em 1990, a empresa começou a trabalhar com poliestireno e, cinco anos mais tarde, criou uma linha de utensílios domésticos com desenho inovador e cores antes inimagináveis.

Eram as primeiras peças de custo acessível que se levava para dar um ar mais moderno às nossas casas. Completando 30 anos de mercado, a Coza é líder de houseware em plástico com design no Brasil e atualmente exporta para 18 países.

Numa época em que artigos de plástico eram considerados de categoria inferior, a empresa iniciou sua inovadora contribuição para mudar essa realidade. "Qualificamos a oferta de produtos através da forma, da adequação à função e com uma nova proposta de cores. Ou seja, nossa meta era vencer esse preconceito por meio do design", conta a mentora da iniciativa, a designer Cristina Zatti, diretora de Desenvolvimento de Produtos da Coza Utilidades Plásticas desde 1987.

Na concepção das peças, Cristina sempre busca agregar beleza e multifuncionalidade, simplicidade e leveza. A artista é enfática ao falar do seu trabalho de criação. "Acredito que dosando inspiração, equilíbrio e arte é possível compor ambientes bonitos e agradáveis. Reforça ainda mais a minha realização o fato de ver nossos produtos nas casas e sentir a satisfação dos clientes em decorar seus espaços com as várias linhas da marca. Coza para mim vai além do design, já é um conceito de beleza, de expressões e de criatividade", complementa.

O processo de criação passa por um envolvimento total de Cristina com cores, linhas e formas. "Costumo me remeter ao universo das pessoas, seu cotidiano, suas personalidades e estilos. Na concepção dos produtos, trabalho a partir de observações, pesquisas e experiências. Busco o inusitado, o multifuncional, a simplicidade. Quero que as pessoas fiquem felizes ao manusear e utilizar os produtos Coza, entusiasmando-se com sua beleza e criando modos diferentes para seu uso. Peças bonitas, agradáveis e funcionais são criadas dosando inspiração, equilíbrio e praticidade", enfatiza a designer.

Para driblar a sazonalidade do mercado, a marca encontrou outros espaços nos quais esse material pode ser utilizado. Passou para a criação e fabricação de produtos de organização e de decoração e, agora, está lançando uma linha de luminárias e relógios de parede bonitos, de fácil limpeza e que não enferrujam em casas de praia. As luminárias de mesa Lunari, assinadas pelos designers Cristiano Gallina e Everton Visentin, podem ser usadas tanto com lâmpadas incandescentes de, no máximo, 60W, quanto com fluorescentes de 11W, muito mais econômicas e duráveis.

Responsabilidade ambiental é uma das bandeiras da Coza. A empresa é pioneira no uso de bioplástico nos segmentos tableware e houseware e na utilização de matérias-primas novas que combinam materiais. Reaproveita ainda subprodutos de outras indústrias e poupa recursos naturais. A Linha Bios, criada em 2006, é constituída por peças produzidas com Arbofil, que possui 40% de lignina, resina da madeira, injetado em 60% de polipropileno. O resultado, são peças com aparência de madeira com a qualidade e resistência do plástico.

Recentemente, a Brinox adquiriu a Coza Utilidades Plásticas. Juntas, as empresas caxienses somam um portfólio de aproximadamente 2,3 mil produtos e ganham ainda mais força no segmento de utilidades domésticas e decoração de ambientes. Todos os objetos e utensílios estão à venda na loja virtual da marca: www.coza.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.