quarta-feira, 18 de abril de 2012

Aeroporto da Região Metropolitana pode começar a ser construído em dois anos


Presidente da Infraero se comprometeu a sobrevoar a área, no Rio Grande do Sul

Presidente da Infraero se comprometeu a sobrevoar a área, no Rio Grande do Sul <br /><b>Crédito: </b> Roberto Stuckert /Seinfra-RS / CP
Presidente da Infraero se comprometeu a sobrevoar a área, no Rio Grande do Sul
Crédito: Roberto Stuckert /Seinfra-RS / CP
                          


O secretário de Infraestrutura e Logística do Rio Grande do Sul (Seinfra), Beto Albuquerque, voltou a se reunir, nesta quarta-feira, com o presidente da Infraero, Antônio Gustavo Matos do Vale, em Brasília, para avançar nas tratativas da construção do Aeroporto da Região Metropolitana, batizado de 20 de Setembro.

Em março, Beto Albuquerque obteve do presidente da Infraero a garantia de interesse da estatal na execução do projeto do novo terminal - a ser construído entre os municípios de Nova Santa Rita e Portão, ao lado da BR-386 e da futura BR-448 (Rodovia do Parque) - como alternativa ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. Na ocasião, Vale também anunciou a decisão de antecipar para, no máximo, dois anos, a execução do projeto proposto pelo governo gaúcho.

No encontro, o secretário reafirmou a necessidade de iniciar a desapropriação da área de 2,5 mil hectares, já decretada de utilidade pública em setembro de 2011 pelos prefeitos dos dois municípios, para a construção do futuro empreendimento. "Acertamos com o presidente da Infraero um sobrevoo e visita técnica, que deve ocorrer nos próximos meses, com a presença do governador Tarso Genro, para que ele possa conhecer pessoalmente o terreno destinado ao aeroporto", disse.

Investimento na ampliação da pista do Salgado Filho não compensa, diz secretário

O presidente da Infraero afirmou que até sexta-feira deve ocorrer uma reunião técnica para discutir as intervenções que devem ser feitas no projeto de ampliação do Aeroporto Salgado Filho. Ainda em Brasília, em entrevista à Rádio Guaíba, Beto Albuquerque afirmou que acredita não valer a pena investir na extensão da pista do aeroporto Salgado Filho, já que, segundo ele, o terminal tem uma sobrevida de no máximo seis anos. O investimento em um quilômetro de área seria de cerca de R$ 600 milhões. “Essa pista é uma reinvindicação antiga do Estado para concentrar o transporte de cargas, mas ela nasce com seríssimos problemas. Eu acredito que o governo e a Infraero devem apostar em um novo aeroporto”, explicou o secretário.

O superintendente regional da Infraero no Sul, Carlos Alberto Souza, informou que os projetos elaborados pelo exército sobre a ampliação da pista do Salgado Filho estão sendo analisados e que a obra deve ocorrer até dezembro de 2013. “Uma equipe técnica da Infraero está analisando esse projeto e em um prazo de 30 dias ele será reavaliado, para depois ocorrer a licitação”, detalhou o superintendente. A implantação do equipamento que permite uma visibilidade melhor no terminal, em dias de forte nevoeiro, por exemplo, também depende das obras da ampliação da pista do Salgado Filho.

Fonte:   http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=413874

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