Estudo vai verificar a viabilidade do sistema de transporte
Foi assinado ontem o termo de cooperação que indicará a viabilidade da construção de um aeromóvel ligando o Centro à zona Sul. O estudo será feito pela Trensurb, também responsável pelo aeromóvel da Estação Aeroporto ao Aeroporto Salgado Filho, com o apoio da prefeitura. Apesar da cautela dos gestores, a expectativa é de que em seis meses o estudo esteja concluído, apontando se o transporte é sustentável financeiramente.
A assinatura ocorreu na sede da Sociedade de Engenharia. Pré-estudo projeta que o aeromóvel percorra 7 km, ligando o Cais do Porto ao BarraShopping. Seriam 12 estações, localizadas na extensão das seguintes vias: Presidente João Goulart, Loureiro da Silva, Augusto de Carvalho, Edvaldo Pereira Paiva e Diário de Notícias. O custo médio de cada quilômetro, com duas faixas, é de 20 milhões de dólares.
O projeto resulta do trabalho da Frente Parlamentar da Reforma Urbana, presidida pelo vereador Carlos Comassetto. Segundo ele, esse tipo de transporte é alternativa para enfrentar o crescimento acelerado da população.
Mesmo vendo com cautela o projeto, o prefeito José Fortunati ressaltou que é fundamental a análise do impacto e se haverá demanda. "Se for comprovada a viabilidade, partiremos para a busca de recursos. Mas é importante que não seja um projeto aventureiro."
O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, frisou que as alternativas devem ser avaliadas. Disse que apenas o estudo poderá comprovar se são possíveis a construção e a integração com o sistema existente. "Sem a integração dos modais, nenhum projeto é viável", disse, ressaltando que no trecho previsto para o aeromóvel deve passar o metrô.
Fonte: http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=117&Numero=81&Caderno=0&Noticia=372891 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.