sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Crédito barateia em 2012

Guido Mantega recomenda consumo sem exagero<br /><b>Crédito: </b> marcello casal jr. / abr / cp
Guido Mantega recomenda consumo sem exagero
Crédito: marcello casal jr. / abr / cp

Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje que as famílias brasileiras podem continuar consumindo, mas sem exageros. "Temos que mostrar que estamos sólidos e que a crise é lá fora", afirmou. O ano de 2012, segundo ele, vai começar diferente. "Em 2011, começamos restringindo o crédito; em 2012 vai começar o barateamento do crédito", disse.

Este cenário otimista que o ministro traça está baseado no mercado de trabalho forte e no aumento da massa salarial. Mantega anunciou, ainda, que os bancos públicos receberão aportes do Tesouro e aumentarão o crédito. A Caixa Econômica Federal receberá R$ 450 milhões e o BNDES, R$ 500 milhões. Além disso, parte dos dividendos anuais também poderá ser utilizada para capitalizar os bancos públicos. A respeito do Banco do Brasil, ele lembrou que a instituição tem ações cotadas na Bolsa e que, por isso, define sua própria estratégia.

O governo também deverá adotar novas medidas para proteger a indústria da inundação de produtos importados mais baratos. "Serão medidas de defesa comercial", disse, sem dar detalhes. Sempre otimista com a economia, o ministro mudou o tom quando comentou sobre a guerra fiscal. Ele disse, sem especificar, que alguns estados estão elevando o ICMS apesar das desonerações sendo feitas pelo governo. Mantega planeja convocar uma reunião com os governadores para discutir uma saída para esse impasse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.