quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Porto Alegre terá estação para tratamento de lixo orgânico

Prefeito José Fortunati anunciou que resíduos deixarão de ser transportados até Minas do Leão

Prefeito José Fortunati anunciou que resíduos deixarão de ser transportados até Minas do Leão<br /><b>Crédito: </b> Ricardo Giusti / Divulgação PMPA / CP
Prefeito José Fortunati anunciou que resíduos deixarão de ser transportados até Minas do Leão
Crédito: Ricardo Giusti / Divulgação PMPA / CP
 
Porto Alegre passará a contar com uma estação própria para tratamento de lixo orgânico. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira pelo prefeito José Fortunati, ao fazer o balanço da gestão em 2011. Atualmente, todo o lixo produzido na cidade é enviado em 20 carretas para Minas do Leão, a 89 quilômetros da Capital. De acordo com o prefeito, a licitação para a construção deve ser publicada em 2012.

Fortunati abriu o encontro falando sobre o metrô de Porto Alegre – que deve começar a ser construído ainda em 2012 – destacando que as obras uniram os governos municipal, estadual e federal.

O prefeito também destacou a conclusão de dois projetos na área de saneamento básico: o Projeto Integrado Socioambiental (Pisa) e o Sistema de Esgotamento Sanitário Sarandi (SES). Segundo Fortunati, as obras realizadas pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) levarão Porto Alegre a um salto de qualidade em 2012.

Segundo o prefeito, o Programa Integrado Socioambiental (Pisa) permitirá que a Capital tenha 80% do esgoto cloacal tratado até o começo de 2013 – atualmente esse índice é de 27%. "É o principal investimento em saneamento básico de Porto Alegre, com mais de R$ 600 milhões, incluindo tratamento de esgoto cloacal, revitalização de áreas degradadas e remoções de famílias", destacou o prefeito.

A revitalização da Orla do Guaíba, elaborada por equipe do arquiteto Jaime Lerner, está prevista para iniciar entre maio e junho do próximo ano, confirmou o prefeito. Já o Cais Mauá terá R$ 500 milhões de investimentos através de Parceria Público-Privada (PPP). As obras devem começar no primeiro semestre do próximo ano e devem estar prontas até a Copa de 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.