Qualidade e maior número de horários aumentariam procura por transporte Crédito: PEDRO REVILLION / CP MEMÓRIA
|
|
A fiscalização e a conscientização são ingredientes importantes para reduzir o número de acidentes, especialmente os relacionados com motoristas alcoolizados. No entanto, a oferta de transporte público é um dos fatores mais importantes para evitar que as pessoas que bebem nas festas peguem o carro e acabem causando acidentes com mortes e lesões corporais. A virada do ano é um período preocupante em que há consumo de bebidas e a alternativa para os condutores poderia ser o uso de ônibus noturnos e do trem, nos deslocamentos entre Porto Alegre e São Leopoldo. Contudo, a disponibilidade desses coletivos é limitada, conforme especialistas.
"O transporte coletivo no Brasil é deficitário e poderia ser muito mais utilizado, se tivesse uma qualidade e uma oferta de horários melhor", destacou o coordenador da Comissão de Estudos de Segurança Viária da ABNT, José Luiz Rodrigues. Ele acredita que uma mudança de cultura em que as pessoas troquem o transporte particular pelo público depende da disponibilidade de serviço adequado. "Se não tem metrô, ônibus e trens em horários frequentes, é evidente que as pessoas vão usar o carro", analisou, afirmando que essa melhora de oferta poderia reduzir o número de acidentes.
Segundo ele, muitos acidentes são causados por motoristas embriagados. "Quem ingere bebida alcoólica não pode dirigir e todos sabemos que a maioria acaba bebendo um pouco mais durante as festas de final de ano, como o réveillon", assinalou. Rodrigues evidenciou ainda a importância das campanhas educativas e da fiscalização. "É preciso que a educação venha acompanhada da fiscalização. A pessoa não vai se arriscar sair dirigindo e ser pega em uma blitz", comentou.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.