Detran/RS aponta que o número é recorde, com crescimento de 6,4% ao ano
Crédito: FABIANO DO AMARAL / CP MEMÓRIA
|
|
O Rio Grande do Sul atingiu no mês de dezembro a marca dos 5 milhões de veículos. O recorde histórico motivou, por parte do Detran/RS, um estudo aprofundado da frota estadual, sua distribuição por regiões, o índice de motorização nas cidades gaúchas e a posição do RS em relação a outros estados.
Os dados levantados apontaram um crescimento médio de 6,4% ao ano, de 2004 até agora, passando de 3,2 milhões naquele ano para os 5 milhões obtidos no final de 2011. Se a média de crescimento for mantida, em 2020, (marco que a ONU estabeleceu para que seja atingida a meta de redução em 50% das mortes em acidentes de trânsito no mundo) serão 8,7 milhões de veículos circulando no Rio Grande do Sul.
Segundo o estudo, o motorista gaúcho começa a perceber as desvantagens do veículo particular: congestionamentos, custos cada vez mais altos com despesas de estacionamento, a própria falta de locais para estacionar, aumento dos furtos e roubos. Esses fatores têm tornado o carro, muitas vezes, um inconveniente, mais que um conforto. Assim, algumas pessoas buscam morar mais próximo do trabalho, utilizar transporte público e os alternativos, como a bicicleta.
Reflexo dessa situação, a frota de motocicletas cresceu quase 97% no período, enquanto a de automóveis evoluiu 45%. Hoje, as motos são 19,6% da frota gaúcha e, juntamente com os automóveis, totalizam 80%.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.