quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Lixo pode virar energia

No balanço da gestão, prefeito anunciou estudos sobre central de tratamento de resíduos

 
 
Durante o Balanço de Gestão 2011, apresentado ontem, o prefeito da Capital, José Fortunati, divulgou perspectivas para o futuro da cidade. Ao assinar um termo de manifestação de interesse de implementação de uma central de tratamento de resíduos sólidos, informou que a ideia é publicar, ainda em 2012, edital de licitação para desenvolver o projeto. Segundo ele, são recolhidas 1,5 mil toneladas de lixo por dia, levadas por 20 carretas ao município de Minas do Leão.

O prefeito disse que a central adotará tecnologias usadas em cidades como Paris, com custos viáveis, atendendo a critérios ambientais europeus. Os resíduos podem ser transformados em energia.

Fortunati lembrou que a administração de 2011 foi sustentada por três eixos: fortalecimento da participação popular, qualidade de serviços e preparação da cidade para o futuro. Dentro do último item, destacou o Projeto Integrado Socioambiental (Pisa), que resultará no tratamento de 80% do esgoto cloacal, a partir de 2013.

No balanço do ano, Fortunati destacou a "conquista" do metrô e a revitalização da orla do Guaíba, que, aliada ao Cais Mauá, deve favorecer o turismo e estimular a revitalização da área central. As obras devem ser entregues até 2014, quando o município será uma das sedes da Copa do Mundo. Fortunati destacou ainda a duplicação da avenida Tronco, a reforma do Túnel da Conceição e a execução de obras do Orçamento Participativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.