terça-feira, 27 de setembro de 2011

30 jeitos de deixar a casa gostosa

A casa é seu território, seu espaço de expressões, livre de julgamentos. Por isso, nada mais certo do que montá-la respeitando seus gostos, personalidade e ritmo. Sugerimos os passos fundamentais para você viver feliz, a exemplo do que faz a designer de interiores Maristela Gorayeb em seu apartamento nos Jardins, em São Paulo
Texto Marilena Dêgelo e Thaís Lauton Repórter de imagem Nuria Uliana Fotos Marco Antonio
Fotos Marco Antonio
Na parede e no aparador, tacos restaurados pela Magal Marcenaria.
O piso de tecnocimento é da NS Brazil
1.Uma base neutra favorece misturas O piso no tom areia permite destacar peças folheadas a ouro e prata, como os espelhos. O aparador moderno contrasta com as poltronas de estilo francês; os dois concebidos por Maristela Gorayeb.

2. Conforto individual
Em vez de sofás, a sala de estar de Maristela tem seis poltronas com assentos de 70 cm de largura. “eles são mais largos do que o normal porque a intenção é que as pessoas se sentem com as pernas dobradas para cima. O sofá não permite que todos se olhem”, diz.

3.Símbolos de fé
Não importa qual seja a sua religião, tenha por perto as imagens que lhe transmitem confiança, paz e esperança, a exemplo da deusa da dança, peça indiana de madeira entalhada, que Maristela conserva há 30 anos. “ A fé é importante para dar um sentimento de proteção. Cada um coloca seus símbolos religiosos no lugar da casa que acha melhor”, orienta Ricardo Caminada, arquiteto especializado em psicologia ambiental.

4. Beleza sustentável A consciência ecológica já virou fato, portanto, o reaproveitamento de materiais é uma maneira de fazer sua parte. O piso de tacos de ipê, que escurecia o apartamento, foi removido e usado como revestimento para a parede e o aparador na sala. resultado: o ambiente ficou mais acolhedor.

5.Heranças de valor sentimental
A manta de crochê bordada pela sua avó e a louça que frequentou a casa de sua mãe têm lugar na sua decoração. Encontre a melhor forma de usá-las para que todos possam vivenciar essas histórias de família.
Fotos Marco Antonio
O jogo de chá antigo foi compra do em um família vende tudo
Fotos Marco Antonio
No incensário trazido da Índia, o aroma do sândalo
6.Aromas dão identidade
O cheiro preferido pode ser estimulante ou relaxante. Para isso, existem essências fáceis de manipular que devem ser usadas quando se entra em casa e de acordo com a ocasião. Se você gosta de mato, use uma essência de eucalipto ou erva-cidreira. Também vale acender um incenso ou colocar flores perfumadas. “Depois da limpeza da casa, o incenso purifica as energias”, diz Maristela.

7.O toque da madeira
As imperfeições da madeira são perfeitas porque foram causadas pela natureza. Trincas, furos e manchas só tornam a peça mais bonita. No apartamento, os móveis ficam in natura, sem tratamento. “A madeira precisa respirar, ter o toque natural”, acrescenta Maristela. A mesa de centro de pau-ferro certificado guarda os furos naturais e as rachaduras da prancha.

8.Organização facilita o dia a dia
Livros e objetos de uso frequente devem ficar à mão, separados por interesse. isso serve para todos os cômodos, das gavetas de roupas aos documentos no escritório. O exercício de arrumar a casa ajuda as e reestruturar mentalmente.
Fotos Marco Antonio
As mesas do escritório têm estrutura de ferro, com pintura eletrostática,
e tampo de tecnocimento. As cadeiras de imbuia e palhinha são do
antiquário Fred Móveis. Estante executada pela Magal Marcenaria
9.A simetria não precisa ser óbvia
Criar relação entre os elementos dá equilíbrio para o ambiente. No escritório (foto), o número de lustres acompanha a quantidade de prateleiras da estante. As duas mesas estão alinhadas, cada uma com três cadeiras. Com isso, o espaço fica leve, suave e aconchegante.

10.Peças únicas, feitas por você, personalizam a casa
Durante 30 anos, Maristela guardou as hóstias de madrepérola, trazidas da Índia, até montar o trio de lustres para o escritório. Ela mesma fez os furos nas bolachas de eucalipto para prender as hóstias. A lâmpada dicroica dá um efeito suave, e a peça parece flutuar. “É fundamental que a casa tenha a cara do dono e seja um espaço de experimentação. Não é preciso comprar peças caras, mas sim as que têm valor pessoal”, afirma Viviane Mosé, psicóloga, psicanalista, filósofa e poeta capixaba.

11.menos é mais
“As pessoas brigam em espaços apertados e abafados. É importante colocar poucos móveis, principalmente em ambientes pequenos”, diz Viviane. A fluidez da circulação traz bem-estar. A proporção das peças não deve roubar espaço. Tenha apenas o que você usa. evite acumular tranqueiras em uma mesinha ou roupas em uma poltrona. “Os móveis estão para me servir e não para me atrapalhar”, diz Maristela.

12.Brinque com os sentidos
A decoração ficou mais divertida. Tire seus brinquedos de infância das caixas ou colecione peças engraçadas que parecem ser o que não são. Até uma frase de efeito pode mudar o astral da casa. Bom humor faz bem.

Fotos Marco Antonio
Nas cadeiras da Cipó Brasil, almofadas da Esther Giobbi
Fotos Marco Antonio
A mesa de prancha de pau-ferro com pés antigos tem design de Maristela, à venda na Coisas da Doris

13.Bichos para alegrar “Animais deixam a casa mais viva e mais feliz”, diz Ricardo Caminada. Aqui, a vira-lata caiçara Tuca faz companhia à moradora.

14.Casa quente é gostosa de ficar
Nos dias de frio, a lareira faz as vezes de aquecedor, com mais charme. Os modelos portáteis podem andar pela casa. Neste, criado por Maristela, o bloco de aço inox foi encaixado na madeira, protegido por lã de vidro. melhor:a peça é ecológica, pois o combustível não queima o oxigênio.

15.Hora do chá
Quer coisa mais gostosa do que chegar em casa e sentir o cheiro do bolo recém-saído do forno? Para acompanhá-lo, prepare um chá reconfortante

Fotos Marco Antonio
Sobre a mesinha de apoio, encontrada na Coisas da Doris, toalha da
Blue Gardenia
16.Os revestimentos devem acolher
O cimento queimado no tom areia reveste todo o apartamento. A escolha da designer de interiores foi baseada em lembranças: “ele me traz a sensação caiçara, de praia.É um material simples, elegante e gostoso de andar descalça”, diz Maristela.

17.Banho revigorante
Faça dos minutos do banho um ritual. Se for de banheira, coloque sais e óleos perfumados na água. Aproveite o momento para ler um livro, tomar uma taça de vinho ou colocar a conversa em dia por telefone. Isso é o que faz Maristela na banheira, localizada dentro de seu quarto. O banquinho ao lado serve de apoio.

18. Encontros agradáveis
Os ambientes devem estar preparados para facilitar as reuniões e receber bem os amigos, sem cerimônia. Não podem ser pequenos nem grandes demais, para as pessoas se relacionarem.
Fotos Marco Antonio
Sobre o sofá, colcha de crochê feita pela avó de Maristela
Fotos Marco Antonio
O lustre de retângulos de vidro foi comprado em um antiquário. Cadeiras de jacarandá e palhinha, do antiquário Fred Móveis



19.Resgate da natureza Uma dose de verde é sempre indicada para dar frescor à casa. Pode ser um vaso com plantas ou flores de corte dispostas em pequenos arranjos.

20.Casa em movimento
“As mudanças são necessárias porque o caráter do ser humano é móvel”, afirma Viviane. Sempre que der vontade, mexa na posição dos móveis, pinte as paredes com cores diferentes e troque os objetos de lugar. No apartamento de Maristela, os vidros e garrafas, ora ficam reunidos com flores, ora são espalhados pelos ambientes.
21.A transparência das cortinas Bandagens de algodão e linho são as opções da designer de interiores quando o assunto é cortina. Esses tecidos naturais têm toque suave e transparência, criam privacidade sem bloquear a luminosidade.

22.O som faz o ambiente
Música é boa para os ouvidos e para a alma. Selecione as canções que inspiram você e ouça-as de acordo com seu estado de espírito. Não espere uma festa para curti-las. O preparo de uma refeição pode ser a hora certa para tocar sua seleção.
Fotos Marco Antonio

Porta-retratos de antiquários. A escultura de mãos de madeira foi trazida da Índia
23.Lembranças inspiram
Fotos de família, objetos de viagem e presentes de amigos devem ficar expostos. esses elementos resgatam vínculos afetivos e remetem a momentos de alegria. “O conforto da casa está naquilo que você gosta”, diz Viviane.
Fotos Marco Antonio
A cozinha foi ampliada com a exclusão da lavanderia. Sem a parede,
aumentou a entrada de luz natural pelo elemento vazado de concreto.
A mão de obra é de Paulo César Barbosa. Fruteira, Esther Giobbi,
e lustre de antiquário
24.Bagunça para criar É importante reservar um canto para desenvolver os seus talentos. Deixe papel, tinta, linha, agulha e outros materiais à disposição para os momentos de bricolagem da família. Além de organizar as ideias, quem sabe alguma criação não possa ser exposta na casa.

25. iluminação natural Uma casa com amplas janelas é mais gostosa de ficar e mais saudável. Na falta de grandes aberturas, a dica da designer de interiores é usar espelhos (veja foto na pág. 50). Os vários modelos com molduras antigas, garimpadas em antiquários, rebatem a luz, ampliando a luminosidade. Eles ainda propõem novas perspectivas sobre o ambiente, ângulos que a olho nu não seriam vistos.

26.Cores que animam
Pontue sua casa com as cores que têm o seu ritmo. elas podem ser suaves ou vibrantes e estar em almofadas, lustres e vasos. Ou simplesmente, na pintura de uma parede.

27.vento a favor
O conforto não está apenas em ter uma almofada mole. Mas em sentir que a casa abraça você. “Quando buscamos o que queremos para a casa, descobrimos quem somos”, diz Viviane. Grandes janelas proporcionam uma boa ventilação e deixam a temperatura agradável.

Fotos Marco Antonio
As camas de ferro francesas, comprada sem uma demolidora de Mogi das Cruzes, foram recuperadas
Fotos Marco Antonio
A pintura deumpiquenique na relva é assinada pelo artista José Munhoz. A colcha de crochê de solteiro virou uma peseira

28.Luz indireta acalma e cria um clima
Para relaxar antes de dormir, use abajures. “A luz indireta e difusa induz ao sono, que é regido pelo claro e pelo escuro. Duas horas antes de dormir, evite a luz branca, inclusive, da tela do computador. Prefira a amarela suave de um abajur”, explica a pneumologista Luciane de Mello Fujita, especialista em medicina do sono do instituto do Sono. A luz de velas também favorece o relaxamento. Os castiçais tomam o aparador e são usados em várias situações. “eu não espero uma grande comemoração para acendê-las”, diz Maristela.

29. Paciência faz a diferença
O maior segredo de Maristela para ter a casa exatamente do jeito dela é o controle da ansiedade. “Sempre que procuro algo para a minha casa, visito feirinhas de antiguidades, família vende tudo e antiquários com paciência. A alma da casa vem do esperar”, diz. A filósofa Viviane Mosé acrescenta: “A casa deve ser como um quadro, no qual o morador compõe como quiser. Nunca deve estar pronta”.

30.A energia boa do artesanal As peças feitas à mão traz em a dedicação da habilidade de alguém. As molduras esculpidas, os móveis antigos renovados e as pinturas artesanais devem ser valorizados pela essência do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.