sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Cortinas práticas e funcionais

 

TRADIÇÃO: o voal permite a passagem da luz e protege a sala
Crédito: DIVULGAÇÃO / CP
Por Cláudia Moritz

As cortinas são imprescindíveis na decoração de uma casa. Elas vestem as janelas e dão a sensação de aconchego. Hoje, são feitas em cores mais neutras e com visual limpo, clean, sem muitos detalhes e acessórios, para não competirem com os papéis de parede que apresentam diversas texturas, muitas vezes estampados e que vieram para ficar. Geralmente são feitas de tecidos lisos 100% de poliéster, que têm um custo bem mais acessível e que podem assumir até mesmo a aparência da seda pura, para ambientes mais requintados. Esse pano, além de muito moderno, é de simples manutenção, fácil de ser lavado. Também podem ser feitas de linho, tafetá, veludo e o tradicional voal. Essas informações são de Anelise Kauppinem Rosa, que há 15 anos dedica-se ao ramo da decoração, principalmente no que se refere a cortinas e persianas.

Segundo Anelise, uma tendência forte é usar cortinas Romanas, com varetinhas horizontais de acionamento, ou na modalidade Rolo, que consiste em um painel que sobe e desce sem varetas, que não deixa de ser uma espécie de tela solar. "Muitos dos imóveis que estão sendo entregues pelas construtoras não têm venezianas nas janelas. Então, cada vez mais é preciso colocar cortinas para evitar a claridade nos ambientes, principalmente nos dormitórios e na sala da televisão. Se essa era uma realidade apenas de moradias litorâneas, hoje também é da cidade", observa.

Por esse motivo o uso do blackout - corta luz usado sob a cortina - está muito disseminado e é possível encontrá-lo em diferenciados tipos de materiais, além do tradicional sintético. "Há no mercado blackouts bem bonitos, com tecidos aveludados, ou que lembram o tafetá, enfim, uma gama de opções. Eles são muito usados no home heater, onde qualquer incidência de luz atrapalha a imagem."

Em geral, resume ela, as cortinas continuam compridas, chegando até o chão, e ainda, mas bem menos do que antes, se usam os barrados, com detalhes em tecidos pesados, mas não chamativos. Os pingentes e acessórios estão fora de moda. As cores mais utilizadas para os tecidos são branco, marfim, fendi, e ela percebe entre seus clientes uma forte procura pelo tom cinza prateado e suas nuances.

Outra tendência que volta com força, afirma Anelise, é o uso de varões cromados dourados. E o uso de sancas de gesso como cortineiros substitui os antigos bandôs.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.