sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Ufrgs desenvolve protótipo verde

 

Laboratório: a Casa E apresenta sistemas de tratamento de resíduos, captação de água e monitoração<br /><b>Crédito: </b> Inovapoa / Divulgação / CP
Laboratório: a Casa E apresenta sistemas de tratamento de resíduos, captação de água e monitoração
Crédito: Inovapoa / Divulgação / CP
 
 
As construções "verdes" reduzem o seu impacto na natureza. Foi o que mostrou o professor do Instituto de Física da Ufrgs, Flavio Horowitz, ao apresentar a Casa E, um protótipo desenvolvido em Viamão (RS) no qual foram aplicados vários princípios físicos voltados para o conforto térmico e a eficiência energética.

A moradia caracteriza-se como uma espécie de laboratório em escala real, com sistemas de climatização utilizando fachadas seletivas, persianas solares, claraboias e até lareira ecológica. O aquecimento de água tanto pode se dar por energia solar como por forno a lenha, para dias de pouco sol. O projeto é totalmente adaptado para o clima de Porto Alegre.

Além dos invernos frios e verões tórridos, a grande amplitude de temperatura em um período muito curto torna maior o desafio dos acadêmicos: ter em seu interior conforto térmico sem aporte de ar-condicionado. A eficiência energética aplicada no protótipo poderá ter diversas de suas soluções utilizadas em escala comercial. Para saber mais visite http:// www.if.ufrgs.br/casae/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.