sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Moradores do bairro Menino Deus lamentam que a nova construção causará problemas de trânsito e impacto ambiental

Residencial trará transtornos

 

Vereador Pedro Ruas afirma que até microclima sofrerá alterações com a construção do megaempreendimento<br /><b>Crédito: </b> PEDRO REVILLION
Vereador Pedro Ruas afirma que até microclima sofrerá alterações com a construção do megaempreendimento
Crédito: PEDRO REVILLION
 
 
A construção de um complexo habitacional em uma área de 23 mil metros quadrados no coração do bairro Menino Deus, em Porto Alegre, divide opiniões. A única certeza que compartilham moradores e comerciantes da região é de que o empreendimento provocará grandes impactos e mudará a paisagem do mais antigo bairro da cidade. Lançado neste mês, o complexo contará com sete torres de apartamentos e uma estrutura interna de lazer. Tudo isso começa a ser erguido no terreno do Estádio dos Eucaliptos, conhecido por ser o palco de importantes vitórias futebolísticas do Internacional e ter abrigado, inclusive, jogos da Seleção Brasileira.

A área - duas quadras - é contornada pelas ruas Silveiro, Barão do Cerro Largo, Barão do Guaíba e Dona Augusta. Um dos primeiros impactos que o projeto provocará no bairro afetará, diretamente, o trânsito, que já é saturado na região, em especial nos horários de pico. A EPTC, inclusive, projeta mudanças de modo a evitar que, com o crescimento de tráfego, novos congestionamentos sejam formados.

A até então tranquila rua Dona Augusta, que atualmente serve apenas como desvio, passará a ter o seu sentido invertido, dando passagem para lotações e ônibus. "Terminou o sossego", reconhece o zelador de um dos prédios da rua. Com a mudança, todo o fluxo do sentido bairro-Centro cruzará pela Dona Augusta. Já a rua Silveiro, que hoje tem dois sentidos, passará a ter mão única na direção Centro-bairro. De acordo com a EPTC, a mudança é uma maneira de desmembrar o tráfego de veículos que aumentará com o empreendimento.

Outra preocupação é em relação à rede urbanística do bairro. Nesta região, existem apenas prédios de pequeno porte e poucos andares e casas antigas. As torres do empreendimento terão 11 pavimentos, sendo quatro apartamentos por andar, além de oferecer quase 600 vagas de estacionamento. Um alerta é feito pelo vereador Pedro Ruas (PSol), que preside a Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação da Câmara Municipal.

"A estrutura que começa a ser erguida traz preocupação pelo impacto ambiental que deverá gerar", projeta. Conforme Ruas, pelas características é possível afirmar que o empreendimento vai alterar inclusive o microclima do bairro. "Com certeza, vai interferir ainda na redes existentes de esgoto, água e telefonia, que precisarão ser ajustadas para suportar esse crescimento", afirma o parlamentar, que não descarta a possibilidade de discutir mais amplamente os impactos do empreendimento.

"A lógica do lucro e a falta de preocupação com a qualidade de vida e os recursos naturais estão refletidos nesta construção", ressalta. Para moradores e comerciantes, as opiniões são divergentes. Para a moradora Suely Mattos Correa, que reside há 71 anos no bairro, o empreendimento "com certeza" vai gerar transtornos no entorno. Ela cita a questão do barulho devido às obras e o trânsito que será mais impactado. Mesmo assim, acredita que poderá trazer mais segurança ao bairro, já que os "assaltos são constantes".

O proprietário de uma churrascaria estabelecida há 25 anos na Silveiro, José Sérgio Nunes Muniz, avalia que os próximos dois anos deverão ser complicados em função do empreendimento. "Para reduzir o impacto no trânsito, haverá necessidade de outras intervenções, como o alargamento da Silveiro", observa. Segundo ele, somente dessa forma a via comportará o incremento de tráfego a partir da conclusão do complexo. Apesar dos transtornos, o empresário é otimista quanto à qualificação da região. "Tenho certeza que vai mudar muita coisa, em pouquíssimo tempo", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.