Porto Alegre ganha oficialmente hoje o seu primeiro Hostel Boutique, credenciado pela rede mundial de hospedagem - Hostelling International. O Porto Alegre Hostel funciona dentro do conceito cheap and chic - barato e elegante - e disponibiliza 60 leitos para "viajantes com carteirinha", estudantes ou aquelas pessoas que precisam passar uns dias na Capital gaúcha e não têm onde ficar. O prédio é um antigo casarão, da década de 40, listado pelo Patrimônio Histórico, que manteve a sua fachada original preservada, mas, internamente, foi totalmente repaginado para receber os hóspedes "jovens, de todas as idades".
São 12 apartamentos decorados com simplicidade e bom gosto, total infraestrutura e mobiliário confortável. O piso dos dormitórios é quente, de madeira multilâminas ecológicas marfim. As escadas são revestidas de granito e as áreas molhadas receberam um piso cerâmico antiderrapante, de alta resistência. Todos os ambientes têm ar-condicionado e os banheiros coletivos contam com portas de vidro temperado jateados.
As camas e os beliches, padrão semi-industrial, foram feitos especialmente para o lugar por uma fábrica de Ivoti, a Mego Móveis. São de ferro, com lockers (gavetões) de MDF melamínico no padrão ameixa preta. Os armários, as bancadas e as estantes são da indústria de móveis planejados Gramito Móveis. As mesas e cadeiras das áreas sociais são do Empório Arredo, de Bento Gonçalves.
Os apartamentos são coletivos, mas há quartos privativos para casais, com banheiro incluso. As camas são equipadas com abajures e tomadas individuais. Como em outros albergues da mesma rede no mundo, os moradores de ocasião só podem hospedar-se por uma semana, no máximo.
Três arquitetos dedicaram-se ao projeto e não pouparam esforços para transformar o hostel em um lugar de passagem aconchegante e prático. O projeto estrutural é de Rodrigo Poltosi, o de decoração, de Marcos Becker, e a iluminação, de Anna Maria Hennes, da Luminotécnica.
"Queríamos algo inovador e dinâmico, dentro dos mais modernos conceitos de decoração para hotelaria, ou seja, nada conservador, para satisfazer um público moderno, de todas as idades", ressalta Becker. O arquiteto conta que houve uma atenção especial no uso das cores das paredes dos quartos, "que têm uma construção geométrica interessante", para dar a sensação de mais amplitude e aconchego.
"Se investiu em materiais de alta qualidade e resistência, para uso intenso, mas que tivesse aparência agradável. Tudo para o hóspede ter um estímulo ao voltar no final do dia ao albergue, porque sabe que ali ele se sentirá muito bem", destaca.
O hostel disponibiliza ainda um cyber, uma lavanderia e uma cozinha coletiva, além de um jardim de inverno. O prédio tem a frente para o Norte. Ou seja, todas as peças recebem sol direto. As paredes dos corredores, totalmente brancas, servem de galeria de arte. Atualmente as fotos em exposição, com imagens da cidade, são de Ricardo Braecher e estão à venda. Aliás, esse é o conceito de Hostel Boutique: hóspedes e visitantes podem adquirir lembranças do lugar, como o artesanato gaúcho, obras de arte e, para os colecionadores, xícaras e pratos personalizados do albergue.
O Salão de Café da Manhã abriga nas outras horas um charmoso bistrô, onde funciona uma bruscheteria, para reunir os frequentadores, seus convidados e os interessados em boa gastronomia.
O Porto Alegre Hostel fica na rua Gaspar Martins, esquina com São Carlos - bairro Floresta - próximo a Centro Histórico, Rodoviária, Aeroporto Internacional e Shopping Total.
|
Este Blog tem por finalidade divulgar informações e imagens de Empreendimentos Residenciais e Comerciais sobretudo em Porto Alegre e Região Metropolitana. Orientar todos que buscam adquirir um imóvel, uma sala comercial, um consultório, uma clínica ou um terreno.
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
Elegância e conforto no Hostel Boutique
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.