quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Final de ano, hora de fazer a reforma da casa


Crédito: VINÍCIUS RORATTO

O final do ano chegou e as costumeiras reformas do período se intensificam. É que com pequenas mudanças é possível corrigir problemas de estrutura, renovar o visual de ambientes e até mesmo ampliar os espaços existentes na residência com uma nova decoração, por exemplo. E o que todos desejam é iniciar o novo ano com a casa renovada. No entanto, para que os projetos se tornem realidade é preciso ter profissionais qualificados no mercado e, atualmente, essa condição está escassa devido à demanda pelos serviços na construção civil.

O mercado está aquecido pelas boas condições da atividade econômica do país, com geração de emprego e renda, e isso impulsionou o setor nos últimos anos. Para o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon-RS), Paulo Garcia, é um movimento positivo, mas tem provocado redução da mão de obra qualificada. Para tentar reverter essa situação, o sindicato tem programas permanentes de qualificação de profissionais em parcerias com as construtoras e o Serviço Nacional da Indústria (Senai). Por menor que seja a mudança desejada pelo cliente em sua residência, é preciso ter um profissional capacitado para o serviço e, na atual conjuntura, o mercado sente a falta desse profissional.

A sugestão um pouco antipática é para que as reformas menos urgentes sejam adiadas, com o argumento de conseguir profissionais para a obra e melhores preços. Arquitetos, engenheiros ou empresas prestadoras de serviço discordam e nem seria diferente. Essa época de final de ano é uma das melhores do segmento. "Nosso trabalho aumenta a cada dia e como trabalhamos com profissionais que atuam como autônomos conseguimos montar uma equipe e prestar os serviços", diz um dos sócios da franquia Doutor Resolve, Reparos e Reformas, Gerson de Souza. Junto com Sidnei Inocêncio e Édson Melo, Souza abriu a franquia em Canoas há quatro meses e desde então a clientela só tem aumentado com a proximidade do final de ano.

Serviços de pintura, alvenaria, eletricidade, hidráulica, jardinagem, chaveiro e reformas em geral são alguns dos trabalhos prestados pela empresa. Segundo Souza, os profissionais que aderem ao modelo são treinados para a qualificação das atividades. "Nosso serviço prima pela qualidade garantida. São profissionais qualificados para melhor atender os clientes", salienta. Quanto ao preço dos serviços, Souza garante que, se levado em conta o custo-benefício, não é caro pelo diferencial que é dado à clientela.

Entre as opções mais pedidas para renovar a casa, seja da cidade ou seja da praia estão as pinturas; serviços elétricos, especialmente a instalação de condicionadores de ar; gesso, por ser mais barato e prático, além da limpeza de telhados e jardins. O empresário explica que as obras são executadas mediante assinatura de contrato, o que garante a segurança do serviço para a empresa e o cliente. A partir daí se estabelece um cronograma de serviços até a conclusão da obra ou a realização do reparo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.