quarta-feira, 14 de março de 2012

Durabilidade atinge 100 anos

 

qualidades: resistência, facilidade de manuseio e diversas possibilidades de projetos e ampliações<br /><b>Crédito: </b> TARSILA PEREIRA
qualidades: resistência, facilidade de manuseio e diversas possibilidades de projetos e ampliações
Crédito: TARSILA PEREIRA
 
 
 
"Originalmente, as casas são brancas e podem permanecer nesta cor, porque não amarelam com o tempo, mas podem ser pintadas ou texturizadas, com tintas normais", observa a gerente de marketing da Marma, Franciely Mota. Ela resume em quatro qualidades o que pensa do produto que representa, à venda pela Casa do Sul Construtora, que fica na TecnoPUC: segurança (também contra o fogo), durabilidade, limpeza e conservação, beleza e conforto.

"O PVC das paredes bloqueia a umidade das superfícies, por isso são fáceis de limpar", diz Franciely, explicando que, devido ao uso do pigmento branco DuPont Ti-Pure R-105 - Dióxido de Titânio, produzido pela multinacional americana de mesmo nome, os perfis apresentam durabilidade excepcional, pois absorvem e dissipam raios UV evitando microrrachaduras, escamação e outras degradações do plástico. "A durabilidade de uma casa feita com esse material é de 100 anos", conclui a executiva da Marma.

O engenheiro civil Everton Luís da Silva, diretor de Engenharia da Marma, afirma que o Sistema Construtivo Concreto PVC é um avanço na direção da industrialização para a construção civil, devido às reduções de insumos utilizados e tempo de execução, maior controle tecnológico das etapas do processo e melhor utilização da mão de obra (com redução de tarefas que não agregam valor, como transportes internos). Também tem menores desperdícios, o que vem a ser uma grande vantagem em tempos de máxima atenção às questões ambientais, assim como a escolha de materiais com bons determinantes na matriz energética. "Acrescente-se ainda maior conforto térmico e acústico, maior durabilidade e resistência, facilidade de manuseio e manutenção, além de variadas possibilidades de projetos e ampliações", cita.

Questionado sobre as diferenças entre a tradicional construção em alvenaria e o Sistema Concreto PVC, Silva argumenta que aquele sistema já teve muitos avanços, mas ainda é um produto manufaturado, com forte dependência artesanal do operário que executa a obra, necessita de revestimentos para melhoria de desempenho (térmico e acústico) e tem menor resistência mecânica e durabilidade. Segundo o engenheiro, se referindo a preços, a alvenaria envolve muitos insumos e proporcionalmente gera muitos resíduos e desperdícios, ou seja, é mais caro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.