quarta-feira, 14 de março de 2012

Conforto térmico e acústico e de simples manutenção

 

HABITAÇÃO POPULAR: aprovada pela Caixa, preenche requisitos para financiamento, como porta em madeira, janelas em alumínio e piso revestido com cerâmica<br /><b>Crédito: </b> TARSILA PEREIRA
HABITAÇÃO POPULAR: aprovada pela Caixa, preenche requisitos para financiamento, como porta em madeira, janelas em alumínio e piso revestido com cerâmica
Crédito: TARSILA PEREIRA
 
 
 
Casa com 40,8 metros quadrados, erguida pelo Sistema Construtivo Concreto PVC, com capacidades acústica e térmica, dentro das normas de desempenho exigidas, com sala, dois quartos e cozinha, esquadrias e acabamentos. Entregue em uma semana, ao preço de R$ 35 mil. Este talvez seja, em breve, um anúncio de classificados de imóveis à venda, mas como se refere a uma inovadora, e ainda pouco conhecida no Brasil, forma de construção habitacional, trata-se da apresentação de uma casa do futuro.

O Sistema Construtivo Concreto PVC chega ao Rio Grande do Sul sob a responsabilidade da empresa Marma Construções, que atua há 20 anos no mercado de construção civil, com sede em Porto Alegre. Ela representa há um ano a Global Housing Internacional (GHI), localizada em Araquari, em Santa Catarina, que detém a tecnologia canadense. Aliás, no estado vizinho, já há muitas casas erguidas dentro dessa nova forma construtiva, feitas diretamente pela GHI.

Como essas unidades habitacionais são mais populares, enquadram-se dentro do programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida e, por isso, são financiadas por intermédio das prefeituras. A Marma está com vários projetos aprovados para a construção deste modelo de residências em 21 municípios, muitos deles em Rondônia, como na cidade de Ji-Paraná. Também foram aprovados os projetos para pessoas físicas para as cidades de Porto Alegre e Canoas.

De acordo com a gerente de marketing da Marma, Franciely Mota, a tecnologia já é muito usada para a construção de casas, hospitais, escolas e creches no Canadá e está chegando aos poucos ao Brasil, inclusive já foi aprovada pelos técnicos da Caixa Econômica Federal (CEF) e homologada para participar dos projetos que recebem financiamento do governo federal porque preenche todos os itens exigidos para a construção de habitações populares. Segundo Franciely, para atender a esses requisitos, a porta da moradia é feita em madeira, as janelas em alumínio e o piso é revestido com cerâmica. O melhor, ao seu ver, é que as casas - e sobrados - que utilizam o Sistema Concreto PVC podem ser construídas em qualquer tipo de terreno, desde que plano. São imunes à maresia, resistentes às intempéries e à prova de cupins, fungos e bactérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.